sexta-feira, 29 de abril de 2011

Índia: berço esplêndido de cultura milenar

Eu adoro várias coisas na cultura indiana, dentre elas cito: a yoga (exercícios), o Bhagavad Gita (livro), o curry (tempero), a cítara e a tabla (instrumentos musicais), os filmes de Bollywood, o Taj Mahal e várias outras mais.


Taj Mahal

Na Antiguidade, a Índia legou ao mundo uma matemática avançadíssima. Durante as Grandes Navegações, a Índia abasteceu o ocidente com seus temperos (especiarias). Atualmente, a Índia ainda conserva uma cultura milenar, em contraste com o seu alto grau de desenvolvimento econômico, sendo o 4º maior PIB do mundo (em Paridade Poder de Compra).

É um país com mais de 1 bilhão e 200 milhões de habitantes, possui 23 línguas reconhecidas como oficiais e abriga praticamente todas as religiões do mundo.

O empresário indiano Lakshmi Mittal, presidente da Arcelor Mittal, é o sexto homem mais rico do mundo. Eike Batista é o oitavo.

Mas apesar dessa riqueza e diversidade cultural, algumas coisas tipicamente indianas ainda se apresentam como notícias estranhas aos olhos ocidentais.

Em 2011, a Índia sediou (em conjunto com Bangladesh e Sri Lanka) a Copa do Mundo de Críquete. A final ocorreu em 2 de abril e a Índia se sagrou campeã sobre o Sri Lanka, uma partida sem dúvida emocionante!

Além da paixão pelo futebol e da rivalidade com a Argentina (o que é exclusivo do Brasil), brasileiros e indianos têm muito em comum. Ambos os povos...

É...

... Bem, a única coisa de que me lembro agora é que a manga cultivada há tanto tempo no Brasil foi originalmente trazida da Índia por colonos portugueses (mas deve haver mais coisas em comum entre essas grandes nações).


Repare neste vídeo clipe indiano:



O filme foi realmente rodado no Rio de Janeiro, apesar de (às vezes) não parecer. A prova disso é a tomada feita no Cristo Redentor. Mas se fosse um jogo dos 7 erros, dois erros seriam muito evidentes:
1- O galã do clipe usa um lenço rosa na cabeça, coisa que no Brasil não é lá tão comum (mas essa passa).
2- Este é o pior: a atriz protagonista usa uma canga de praia... na praia! E não se vê nenhuma garota de fio-dental! Encaro isso como uma afronta à tradição brasileira, em especial à carioca.

Mas apesar desse vídeo ofensivo à moral e bons costumes brasileiros, não vale a pena declarar guerra à Índia. Afinal, os indianos são nossos colegas de BRIC, além de ser um povo alegre e dançante como o brasileiro (aqui, estão vendo?... lembrei de mais coisas que temos em comum com eles). Por fim, não vale a pena declarar guerra aos indianos porque eles têm bomba atômica e nós não.

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário