quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Por que cursar Letras?



LETRAS – Definitivamente é um curso que eu recomendo e que eu até faria de novo. Por que de novo? Porque a reflexão sobre assuntos como língua, discurso, texto e literatura não tem fim. Cada professor tem algo a contribuir com sua visão especializada, isso torna o estudo sempre inovador e cativante. 

O curso permite, além de um aprofundamento no campo da língua e do texto, também uma comunicação com disciplinas diversas, sendo assim essencialmente multidisciplinar. 

Estando na área de Humanas, há disciplinas básicas como: Filosofia, Psicologia e Sociologia. Mas a graduação em Letras especificamente terá disciplinas como “Leitura e Produção Textual” e Latim. E quando for uma Licenciatura, ainda haverá disciplinas como Didática e Prática do Ensino.  

Contudo, o mais importante do curso são estas três disciplinas: Gramática, Literatura e Linguística. Aí está a essência do curso! Elas são as três colunas que sustentam a graduação em Letras, por isso, passo agora a descrever um pouquinho de cada uma.


Gramática
Pode ser dividida em descritiva e normativa. Por uma conveniência (e convicção pessoal), vou incluir aqui as noções de fonética, fonologia e fonomorfologia, pois considero-as como básicas para o início do curso. Sendo assim, a Gramática estudaria: fone, palavra, frase, oração e período composto. Neste caso, o estudo dividir-se-ia em:
1-     Fonética, Fonologia e Fonomorfologia;
2-     Morfologia (nominal e verbal);
3-     Sintaxe (frase, oração e período composto).


Linguística
Ciência que estuda a língua em todos os seus aspectos teóricos e práticos, fornecendo uma visão crítica sobre gramática e língua. A Linguística não está preocupada em determinar o que é “erro”, mas sim, conhecer as razões (e intenções) por trás de uma mensagem. O estudo divide-se em disciplinas como:
- Semântica
- Linguística Textual
- Linguística Aplicada
- Linguística Histórica (Filologia)
- Estilística
- Análise do Discurso
- Pragmática
- Sociolinguística
Eu também incluiria aqui a Semiótica/Semiologia.
  

Literatura
 Se a Linguística é o cérebro do curso de Letras, a Literatura é o coração e a alma!
(Eu diria que a Gramática é o esqueleto).
 Na disciplina de Teoria Literária o estudante tem contato com a retórica, a dialética, as artes (técnicas) de produção textual em diversos gêneros e formatos, além de estudar as teorias que fundamentam a crítica literária, ou seja, as questões teóricas sobre análise de texto. E na disciplina de Literatura, ele fará um passeio pela História da Literatura, aprendendo a reconhecer características singulares de textos de autores consagrados e movimentos artísticos relevantes (alguns revolucionários) e determinantes para a história da humanidade, além de ler, entender e analisar textos criticamente.
 Eu poderia enumerar assim os benefícios dos estudos literários:

 - Conhecer histórias, culturas, tradições, correntes, doutrinas, teorias e escolas de pensamento filosófico e artístico.
 - Expandir e desenvolver o pensamento, a fala, a escrita e o entendimento de mundo;
 - Identificar gêneros textuais, tradições, símbolos, ritos, alegorias e tabus que permearam e permeiam o imaginário humano;
 - Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico sobre a linguagem, o mundo e sobre si mesmo;
 - Melhorar consideravelmente os conhecimentos sobre língua e linguagens, melhorando assim a estrutura de seu pensamento e de sua expressão oral e escrita.
  

O que ser e onde trabalhar quando se formar em Letras?
 - Professor e pesquisador (empresas públicas, privadas e autônomo);
- Revisor de texto (empresas públicas, privadas e autônomo);
- Palestrante/ orador/ coordenador de cursos de oratória, comunicação empresarial e treinamentos em empresas;
- Assessor ou consultor em empresas ou departamentos de comunicação e marketing (jornalismo, publicidade, relações públicas, comunicação integrada etc).
- Redator (revista impressa, blog, sites de internet etc);
- Colunista (jornal);
- Autor de material didático (gramática, dicionário, apostila etc);
- Escritor literário (romancista, contista, cronista, poeta);
- Dramaturgo (teatro), autor de telenovelas (TV); roteirista (cinema);
- Curador de arte, crítico literário, crítico de cinema, filólogo.

Se for uma graduação em Letras-Inglês ou Letras-Espanhol o curso ainda possibilita ser:
- Professor de língua estrangeira;
- Tradutor/intérprete (em empresas de informática, internet, comércio internacional, engenharia, editoras etc).

Sempre é possível ganhar muito dinheiro como autônomo (professor particular, revisor de monografias, tradutor etc). A graduação em Letras-Português fornece também uma boa base para provas de concurso público. E no campo da Educação há muita oferta de trabalho (e haverá cada vez mais).

Toda forma de conhecimento, pensamento, comunicação e expressão passa pela língua e pela linguagem. Portanto, o campo é vasto, as possibilidades infinitas e o mercado de trabalho está sempre carente desse profissional. Há tantas formas diferentes de se comunicar algo e, para cada uma delas, tantas consequências... Por isso nunca é demais ter cuidado com a língua!

LETRAS é um curso enriquecedor e apaixonante. E o que se aprende é para ser levado por toda a vida! Este blog não existiria se isso tudo não fosse verdade.



16 comentários:

  1. Amei tudo que foi dito! Lindo, é isso mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Faço Letras e sou extremamente apaixonada! http://mardeletras2010.blogspot.com.br/2013/10/amontoado-de-celulas.html

    ResponderExcluir
  3. Renan, Parabéns e obrigado. Texto muito esclarecedor... Sou Policia Militar há 10 anos em São Paulo e Instrutor de Trânsito a 05 anos. Há dias procuro informações acerca do curso de Letras. Pois resolvi cursar licenciatura, após comparar a grade curricular e outras informações da graduação. A forma como apresenta a organização da gramatica em seu texto e a "visão temperada de motivação e expectativa de sucesso" que você tem são empolgantes! Já havia decidido-me, agora estou mais certo de minha escolha.
    Letras e, posteriormente, Direito são minhas metas! As expectativas em torno das diversas profissões/cargos que posso vir a assumir,animaram-me ainda mais. Continuem assim; ajudando. Que Deus ilumine sua vida com saúde e paz!

    ResponderExcluir
  4. fiquei muito mais interessado no curso,muito bom,obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá Renan, você faz uma excelente e apaixonada exposição do curso de Letras. atualmente estudo Linguistica na Unicamp, mas pretendo mudar para Letras, pois minha paixão pela linguagem se expressa na sua produção e não dissecando palavras sob o microscopio como a Lingistica propõe. Em nosso departamento, o curso de Letras é formado por disciplinas de Linguistica, Teoria Literaria e Linguistica Aplicada, além da faculdade de Educação.

    ResponderExcluir
  6. Professor, amei tudo que li... parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá Renan, muito bom seu texto, assim como o de crítica literária (de julho/2011). Tenho 45 anos e resolvi voltar para a faculdade.. Estou cursando Letras na USP (iniciei em 2014) e estou gostando bastante. Parabéns pelo seu blog !!

    ResponderExcluir
  8. Sempre soube no fundo que era o que queria e agora vou iniciar com muita vontade o curso... Muito bom o texto!! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gostaria de compartilhar o portfólio do curso de Letras que coordeno. Se puder dar uma olhada e mandar comentários sobre o que achou, ficaríamos muito gratos!

    http://singularidadesletr.wix.com/letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A página do seu curso tem um visual muito bonito, é leve e de fácil navegação. Gostei. Vou visitar outras vezes.

      Excluir
  10. Amei! Vou começar esse semestre mas ainda estava meio insegura com a minha escolha. Seu texto me animou muito! Parabéns pelo seu trabalho e obrigada ❤

    ResponderExcluir
  11. Renan, foi importante seu comentário. Nunca é tarde para começar e realizar um sonho.

    ResponderExcluir
  12. Até que enfim um explicação coerente do curso de Letras, o que é abordado neste blog supera em muito revistas consagradas de carreira e até site de universidades.
    Parabéns pela inciciátiva.

    ResponderExcluir