sexta-feira, 22 de abril de 2011

Textos publicados: 2 poemas e dissertação

Hoje quero apresentar um blog que teve a gentileza de postar um poema de minha autoria que foi escrito e publicado em 2009.

O blog se chama Plástico Bolha, lá vocês encontrarão vários poemas, dentre eles o meu, e links para outros blogs amigos do Plástico, dentre eles o Interlúdico.

Aqui vai o atalho para o Plástico Bolha:

http://jornalplasticobolha.blogspot.com/2009/01/defesa-do-amor-de-cleo-e-toni.html

O link acima os levará direto ao meu poema.

O Plástico Bolha pode ser acompanhado em duas versões: blog ou jornal impresso. Ambos tratam de literatura contemporânea. Mais detalhes poderão ser obtidos no blog do Plástico.


Outro poema de minha autoria, também publicado em 2009, pode ser encontrado no endereço a seguir:

http://www.poetas.capixabas.nom.br/Poetas/detail.asp?poeta=Renan%20Mendon%E7a%20Ferreira 

Esse poema faz parte da coletânea Escritos de Vitória número 26. O ghazal é uma forma de poema típica de países árabes, composto de dísticos, com métrica fixa e rima anteposta ao refrão. Tradicionalmente, o ghazal trata do amor religioso, da busca pelo ideal superior, por isso escolhi esse tipo de composição, numa tentativa de expressar o sentimento de alguém que se busca e se encontra na cidade de Vitória.


Finalmente, posto aqui o link para a minha dissertação de mestrado, disponível na página da Ufes. A dissertação, cujo título é Conteúdos Temáticos e Ideológicos em Augusto dos Anjos, pode ser salva e lida no formato pdf, no endereço abaixo: 
http://www.ufes.br/ppgl/pdf/Renan_Mendonca_Ferreira.pdf 


Nesse trabalho, há um capítulo dedicado às pulsões psicanalíticas e um outro que trata da angústia do eu lírico augustiano. A morte, como tema recorrente em Augusto dos Anjos, também é assunto abordado durante toda a dissertação, bem como o misticismo e a religiosidade presentes na obra do poeta. A dissertação foi apresentada e aprovada em 28 de fevereiro de 2011. Aos que se interessam nesse tipo de estudo e temáticas, faço um convite à leitura.


Agradeço a todos que seguem o Interlúdico ou que o acompanham regularmente, valeu a força! O meu obrigado também aos visitantes, brasileiros e portugueses (e aos de outras nacionalidades, quando houver), sejam todos bem-vindos a este blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário