quinta-feira, 26 de maio de 2011

Qual o livro mais antigo do mundo?

Segundo estimativas em várias fontes consultadas por mim, a ordem cronológica seria a seguinte:

Séc. XX a.C - Epopeia de Gilgamesh (Mesopotâmia, atual Iraque). Poema épico escrito em tábuas de argila, em língua acádia. Conta a trajetória de um rei sumério que governa após o Grande Dilúvio. Sendo ele um semi-deus, busca a vida eterna que lhe fora negada.

Séc. XV a.C - Vedas (Índia). Coletânea de hinos, cantos e mantras. Foi escrito em sânscrito, portanto, é o livro mais antigo em língua indo-europeia.

Séc XIII a.C. O Livro dos Mortos (Egito). Uma coletânea de orações e hinos. Foi escrito em rolos de papiro. Em egípcio antigo chamava-se “Livro de Sair Para a Luz”.

Séc. XII a.C. - Enuma Elish, A Epopeia da Criação (Babilônia). Poema épico que conta sobre a criação do mundo e explica a origem do poder real.

Séc. XII a.C. - I Ching (China) - O livro das adivinhações ou o livro das mutações.

O Livro de Jó (o mais antigo livro do judaísmo). Não há precisão sobre a época que foi escrito. Pode ser da época de Moisés ou da época de Salomão, portanto, seria menos antigo do que os Vedas e mais antigo do que o Bhagavad Gita.

Sem época exata, escritos provavelmente depois de XII a.C e antes de V a.C:
O Mahabharata (Índia) – coletânea de livros hindus.
Os Upanixades (Índia)  comentários filosóficos sobre os Vedas.

Séc. VIII a.C - a Ilíada e a Odisseia, poemas épicos de Homero. Ainda no mesmo século, a Teogonia de Hesíodo. Os três livros foram escritos na Grécia antiga. Os assuntos são, respectivamente: A guerra de Tróia (Ilion, em grego), a viagem de Ulisses (Odisseu, em grego) e a origem dos deuses (Teo, em grego).

Séc. IV a.C. - Bhagavad Gita (Índia). “O Canto do Senhor” diálogos filosóficos durante uma batalha espiritual, na qual o homem recebe a iluminação. Este livro foi incluído posteriormente no Mahabharata, mas pode ser ainda mais antigo do que pensam os historiadores.

Uma outra fonte (divergente de todas as outras consultadas por mim) aponta alguns livros que seriam mais antigos que a Epopeia de Gilgamesh. Todos esses livros são da Mesopotâmia e do Egito antigo. A lista (em inglês) segue no link abaixo:
http://www.onlinedegree.net/the-10-oldest-books-known-to-man/

6 comentários:

  1. Questionar qual ou quais foram os livros mais antigos do mundo é relativo,porque pensa-se a primei- ra vista que se dá a entender que se trata de li-
    vros 'impressos'em papel e tinta.
    Mas,portanto,como foi especificado,trata-se também de registros em materiais rudimentares,como a argila.
    Há,também,o'papiro'e os'pergaminhos'que...aliás,oquê é e qual é a diferença mesmo??
    E,quem sabe,será que não se salvou algum exemplar
    intacto de alguma obra escrita rara do incêndio que
    destruiu a famosa "BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA",por e-xemplo!??

    ResponderExcluir
  2. Faltou as "Instruções a Shuruppak", aproximadamente séc XXX AEC.

    ResponderExcluir
  3. Tem razão. Primeiro deve-se conceituar o que se chama livro. Como o conhecemos, após o registros humanos em pedras, argila, papiro (casca de árvore) pergaminho (couro bovino)os registros feitos em pergaminho (inventado em Pérgamo, Ásia Menor) foi aperfeiçoado para os registros serem feitos em páginas que podiam ser costuradas, adquirindo assim, o formato e utilidade que o livro tem hoje, como a portabilidade, por exemplo. Estou fazendo esta pesquisa e há muita controvérsia sobre isso. Abraço, Suzana

    ResponderExcluir
  4. Suzi,
    Sua observação é perspicaz, entretanto, deixe-me esclarecer meu ponto de vista.
    Quando digo "livro" não me refiro ao papel encadernado ou ao material usado ou ao processo para registrar um texto. Refiro-me a "livro" como sendo o "texto em si", isto é, o conteúdo, não o processo de registro nem a matéria onde se encontra o texto.
    Não seriam as tábuas dos 10 mandamentos os primeiros livros da lei de Moisés? E mesmo tendo sido destruídas antes que qualquer pessoa tivesse as visto, ainda assim o registro da lei chegou aos nossos dias, portanto, o livro vai além da sua forma e matéria.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esses registros de fato nos dão á ideia de quais livros ou conteúdo são mais antigos...

    ResponderExcluir