quarta-feira, 26 de abril de 2023

Because (The Beatles) – Tradução


Segue a tradução [adaptação] correta para a língua portuguesa:

 

Por causa do mundo redondo, eu fico ereto.
Por causa das curvas do mundo.
 
Por causa do vento entorpecente, eu fico de queixo caído.
Por causa do vento forte e entorpecente.

Amor antigo, novo amor.
Amor é tudo, você é o amor.

Por causa do céu cinza, eu me lamento.
Por causa do céu cinza e triste.
 

Traduzir essa poesia ao pé da letra não faria sentido em português. Por isso fiz diversas adaptações para que o poema soasse como se tivesse sido composto originalmente em português.

Considerei o significado de cada expressão idiomática, a biografia do autor e seu estilo literário.

Dica para a interpretação: basicamente, o eu lírico está dizendo que “o mundo dá voltas”.

Contexto: John Lennon, compositor da canção, tinha se divorciado e estava no início de um novo casamento.

 

A música foi inspirada na “Sonata ao Luar” de Beethoven.

“Because” começa com um cravo elétrico, tocado pelo produtor George Martin, seguido de uma guitarra tocada por John ou George. O baixo de Paul McCartney entra junto com os vocais. O solo é feito num sintetizador.

O vocal tem um estilo de coral eclesiástico, lembrando um pouco o canto gregoriano. John Lennon canta no tom médio, George Harrison faz o tom mais baixo e Paul McCartney canta no tom mais agudo. Cada voz é triplicada, dando a impressão de serem 9 vozes.







Ouça a canção no primeiro vídeo. E no vídeo acima, um especialista explica o trabalho de Lennon para fazer a Sonata de Beethoven se tornar "Because". Ele também dá preciosas dicas sobre os jogos de palavra da letra. That video will blow your mind!

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Mix cultural: nossa herança

Culturas que formaram o Brasil
Indígena nativa [tupi, guarani e outras]
Portuguesa ³
Africana [bantu]
Italiana
Alemã
Pomerana
Sírio-libanesa [cultura árabe]
Japonesa
Judaica
Americana [EUA após a Segunda Guerra Mundial]

³ Povos que formaram a cultura de Portugal
Celtas [originários da região]
Fenícios
Romanos ¹
Mouros [cultura árabe] ²
Judeus
Franceses, espanhóis e ingleses

² Culturas influentes na cultura árabe
Indiana
Chinesa

¹ Povos com culturas influentes na formação do Império Romano
Etruscos
Gregos*
Egípcios

* Culturas que influenciaram a Grécia Antiga
Fenícios
Egípcios
Persas

Cultura é o modo de viver de um povo. Isso inclui suas tradições orais [mitos], religião, música, literatura [poesia, narrativa e teatro], arquitetura, pintura, escultura, culinária etc.

Vendo esse resumo que remonta até a História Antiga é possível perceber como a cultura brasileira é mais do que um mix entre indígenas, portugueses e africanos. 

Os portugueses nos legaram a cultura greco-romana, a cultura judaico-cristã e a cultura moura.

Os árabes e os mouros levaram a cultura da Índia e da China à Europa e isso veio até nós pelos europeus.

E a cultura greco-romana bebeu num mix de culturas orientais e africanas.

Enfim, por esse ponto de vista, o povo brasileiro está ligado a todos esses povos e culturas. E a muitos outros, pois isto aqui é apenas um resumo. 

A nossa identidade cultural não conhece fronteiras. E o mesmo vale para os povos que nos formaram. Nossa nacionalidade até pode ser definida por um mísero papel: certidão de nascimento, RG ou passaporte. Mas as nossas raízes culturais são muito mais profundas e cosmopolitas. Nosso inconsciente coletivo está povoado pelo imaginário de milhares de anos de trocas culturais entre esses povos e suas realizações artísticas.

Portanto, não pregue ideias pequenas e preconceituosas, como nacionalismo e xenofobismo. Somos maiores do que isso! Não imponha limites a seu gosto artístico baseando-se em um território, um povo, uma língua, uma cultura, uma época... O Brasil não tem apenas 523 anos. Temos milênios de história em nossa formação, em nossa cultura, em nossa mente, sangue e DNA.

Durante milhares de anos o nosso habitat natural foi a savana africana. Por isso, até hoje, gostamos de um jardim com grama bem aparada, arbustos baixos e árvores bem espaçadas. É como nos sentimos seguros, tendo um campo de visão aberto. Durante milhares de anos fomos nômades, até inventarmos a agricultura e posteriormente as cidades, muito recentemente em termos históricos. A aventura do descobrimento está há muito mais tempo enraizada em nossa espécie do que o atual sedentarismo monótono.

Aprenda novas línguas, novos ritmos, novas formas de pensar e de viver. Amplie seus horizontes! Enriqueça seu vocabulário, seu gosto musical... Experimente novos sabores, na mesa e nas artes. Leia muito! Viaje pelo mundo através de livros, canções e pratos! Volte aos nossos antepassados. Conheça suas raízes históricas! Crie novas sinapses, pois elas serão úteis durante toda a sua vida.

A vida pode ser rica, feliz e longa para aqueles que se abrem ao prazer de agregar conhecimento! Ou a vida pode ser pobre, chata e curta para aqueles que se limitam a minúsculos espaços repetitivos em suas mentes e em seus hábitos diários.

Vale muito mais a pena 1 ano de experiências que engrandeçam a alma, do que 100 anos dormindo no escuro.

Acorde para a vida!





sábado, 15 de abril de 2023

Redes sociais: veneno para os jovens

O estado de Utah sancionou em 23 de março uma lei para restringir drasticamente o acesso de menores a redes sociais, como TikTok e Instagram.

A medida é a primeira nos Estados Unidos a proibir que menores de 18 anos criem contas sem o consentimento explícito dos pais ou responsáveis. A nova lei também obriga as empresas a fornecer aos pais acesso às publicações, mensagens e interações de seus filhos, por razões de segurança, a fim de proteger os menores de golpes e abusos.

Diversos estados americanos já apresentaram projetos de lei para diminuir os riscos à saúde mental e combater a exposição a ambientes inseguros, nos quais os jovens se expõem e são expostos.

Limite de tempo e restrição de mensagens também estão sendo implementadas.

Fonte: terra.com.br


Fato médico [alerta]

Ver vídeos aleatoriamente no celular estimula o excesso de dopamina. Isso vicia o cérebro, deixando a mente preguiçosa para o aprendizado e para atividades importantes do dia a dia.

Transtornos como ansiedade, depressão, pânico, automutilação, entre outros também podem ser relacionados à vida nas redes sociais. 


Prevenção e cura

Por outro lado, a prática de esportes, o contato com livros e a musicalização desenvolvem habilidades cognitivas imprescindíveis aos jovens, deixando-os mais saudáveis e espertos.