sexta-feira, 2 de abril de 2021

Astronomia e Literatura

A Literatura sempre fez referências aos astros, estrelas, constelações etc; desde a oralidade, os mitos, as lendas, as sagas aos escritos épicos, das narrativas de viagem às narrativas de navegação, também nos romances, contos e na poesia.

Já pensou em como seria mais culturalmente enriquecedor entender todas essas referências de uma forma prática? Isso é possível e muito divertido! Siga estes passos.


Os 5 passos para se iniciar na observação astronômica amadora

PASSO 1- Observar o céu noturno a olho nu e aprender a se localizar [saber onde é leste, oeste, norte e sul]. Para isso, pode usar uma bússola ou outros meios. Eu localizo o leste pelo lugar em que o sol nasce. Pesquise, leia, estude o assunto. Conheça os corpos celestes que são visíveis a olho nu.

PASSO 2- Baixe algum aplicativo de observação. Alguns que eu conheço são: 

Sky View; 

Star Walk;

Stellarium.

Com visual bem atraente, esses apps mostram o céu em tempo real e fornecem os nomes dos astros, das constelações e muitas outras informações, apenas apontando o celular para o céu. O ideal é que o celular tenha um sensor de bússola para que o app ache a sua localização precisa. Mas alguns podem funcionar bem sem esse recurso. E além desses três, existem diversos outros apps para essa função. Encontre um que se enquadra naquilo que você busca.

Também o site Solar System Scope tem sido de grande ajuda para mim. Ele mostra uma animação do sistema solar em tempo real, também podendo avançar para o futuro. Isso permite eu entender como os planetas se movem e saber a que hora da noite [ou da madrugada] determinado planeta estará visível. Outra vantagem é que não precisa nem baixar, basta acessar a página.

PASSO 3- Faça parte de uma comunidade de astronomia amadora, presencialmente ou virtualmente. Há vários grupos em redes sociais sobre esse assunto. Cadastre-se, siga, participe! E peça dicas aos membros mais experientes.

PASSO 4- Compre binóculos. No imaginário popular a astronomia depende exclusivamente de telescópios potentes e caros, mas isso é um engano. Para iniciantes e até para os mais experientes os binóculos são indispensáveis. Esse instrumento possui um campo de visão mais abrangente do que o telescópio, o que facilita muito a localização de objetos no céu. Além disso, é imensamente mais fácil de manusear e portar.

O que você pode ver com bons binóculos? Satélites, a Estação Espacial Internacional, a lua, planetas, cometas, asteroides, chuva de asteroides, estrelas, constelações, nebulosas e galáxias.


Lua, com binóculo 15X70


Lua, com binóculos 25x100.


Júpiter e três de suas luas visíveis.


Saturno e seu anel, com binóculo 20x80 + zoom da câmera.


A qualidade de cada foto acima depende não só do modelo de binóculo, mas também de um tripé para estabilizar o binóculo; além, é claro, das condições de observação [época do ano, horário, clima] e da qualidade da câmera fotográfica. Então, essas fotografias dão apenas uma noção de como é; podendo ser igual, mais nítido ou menos nítido do que isso, a depender de vários fatores. Com um binóculo 10x50 de boa marca já é possível observar ótimas imagens. Pesquise muito antes de comprar o seu binóculo. Existe bastante informação útil na internet para ler antes de comprar. E alguns vídeos também ajudam nessa escolha.

PASSO 5- Compre um telescópio. Esse passo é restrito para os amadores de longa experiência. Eu ainda não cheguei nessa fase, apenas acabei de me iniciar no passo 3. E se eu nunca comprar um telescópio, já me sentirei realizado se ficar um craque na observação com binóculos.


"Astronomia e Literatura" é uma proposta interdisciplinar que faço para incentivar a leitura dos clássicos da literatura, aprendendo na prática da observação astronômica amadora os significados das referências astronômicas e mitológicas encontradas em textos como epopeias, narrativas em prosa, poemas líricos etc. 

Incluem-se, nessas leituras, partes das biografias de filósofos e cientistas como Tales, Pitágoras, Galileu Galilei, Isaac Newton, Copérnico, Kepler, entre outros, focando em como eles fizeram suas descobertas científicas mais célebres. 

Este convite, a partir da observação astronômica, desperta a curiosidade para as leituras, reunindo os conceitos  indissociáveis de teoria-prática/prática-teoria, fazendo da aprendizagem uma experiência mais prazerosa e memorável para o resto da vida.

Os 5 passos enumerados acima mostram que essa proposta pode ser realizada com um considerável investimento financeiro [passo 5], ou com um moderado investimento [passo 4], ou quase nenhum investimento [passos 1, 2 e 3] - bastando apenas ter acesso à internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário