domingo, 4 de abril de 2021

Binóculo astronômico

Venho aqui registrar a minha recém iniciada aventura na observação astronômica amadora.

Esta é a lua ontem, entrando na fase chamada de quarto minguante.





Para conseguir fazer essas imagens não foi fácil. Mas é até engraçado o modo como tive que improvisar. Faz-me muita falta um tripé para estabilizar o binóculo e a câmera fotográfica [telefone celular]. Sem esse equipamento, tive que apoiar o binóculo no parapeito do terraço e coloquei um chinelo embaixo dele para dar a altura certa. A lua estava no horizonte, longe, mas rente ao meu campo de visão. O celular ficou na mão mesmo, por isso o vídeo treme bastante. Quando se observa objetos a longas distâncias, qualquer vento, a respiração e até os batimentos cardíacos fazem a imagem tremer.

Na sexta-feira consegui visualizar Júpiter e 3 de suas luas galileanas. Também apontei para Saturno e acredito tê-lo visto, mas ele estava muito distante para ser reconhecível. Obviamente, não consegui fotografar, porque não tenho um tripé para binóculo e câmera e, neste caso, tinha que apontar para o alto e não para o horizonte.

Em 2021, a melhor época para observar Saturno será no mês de julho, lá pelo dia 21. E para observar Júpiter, o mês de agosto, por volta do dia 23. Isso segundo a simulação que fiz no site Solar System Scope.

O binóculo astronômico também funciona muito bem para observação terrestre, dia ou noite. Este é apenas um teste que fiz na quinta-feira quando o binóculo chegou: 


Binóculo: 3,9 km

Olho nu: 3,9 km



Essas fotos eu consegui tirar sem tremer porque eu estava apontando para o horizonte, deixando o binóculo num parapeito.

E este é um registro de teste que fiz do Convento da Penha, em Vila Velha-ES.

Distância: 3,8 km


Todas essas fotos estão aqui em tamanho reduzido, não no tamanho original. E também, por causa da pouca qualidade da câmera do meu celular, não dá para ver nas fotos todos os detalhes que se vê pelas lentes do binóculo. Por exemplo, vários pássaros sobrevoando esse convento de 453 anos. Uma imagem linda!

E então seguirei observando astros, estrelas, planetas, nebulosas, galáxias, satélites, pássaros, aviões, helicópteros etc. Tudo o que eu achar interessante compartilhar desses meus registros astronômicos ou fotográficos, postarei aqui.

Obs: especificações do binóculo
25x70, bak-4, sistema Porro, lentes multirrevestidas [multi coated]. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário