terça-feira, 30 de março de 2021

Desafios da alfabetização e letramento hoje

O principal desafio no processo de consolidação da alfabetização e letramento hoje é, provavelmente, a falta do hábito de leitura. Essa prática deveria vir de casa e fortalecida na escola, mas a sociedade, ao que parece, está cada vez mais longe desse ideal, apesar de todas as facilidades de acesso à leitura que existem atualmente. 

A leitura de jornais, por exemplo, sejam em formato impresso ou digital, é uma prática saudável e desejável. Porém, isso está apagado no cotidiano de muitas pessoas. E o consumo de revistas também. 

E o que dizer do amor pela literatura? Este se restringe a um público muito pequeno no Brasil. 

As crianças imitam os hábitos dos pais e os jovens são reflexos da sociedade. Em uma sociedade que pouco ou quase nada lê, jamais teremos o ideal de alfabetização e letramento. 

As habilidades e competências linguísticas necessárias para o pleno desenvolvimento cognitivo e formação cidadã só são alcançadas em longo prazo, por meio de muita prática de leitura e escrita. Do mesmo modo que só se aprende um idioma estrangeiro conversando e só se aprende um instrumento musical tocando, a alfabetização e o letramento requerem leitura e redação. Ninguém aprende inglês, violão, piano, interpretação de texto e redação apenas frequentando aulas. A prática em casa, o estudo solitário, os exercícios diários e a repetição se fazem primordiais em qualquer aprendizado. Aprender qualquer coisa leva tempo. Requer prática, paciência, dedicação e disciplina. 

Portanto, é preciso gostar, para querer aprender e, consequentemente, se dedicar de coração. Isso é o que falta nos dias de hoje, não só nos alunos, mas em grande parte da sociedade. Esse é o principal desafio docente. Ou seja, transformar toda uma cultura nacional de apatia e desinteresse em uma cultura de autêntica paixão pelo estudo e pela leitura.

Contudo, esse desafio é grande demais para os professores. A escola sozinha não é capaz de transformar a cultura de um povo sem o apoio de pais de alunos, meios de comunicação e governos. Para que uma sociedade cada vez mais visual e menos letrada se transforme em uma sociedade que lê, pensa, analisa e se comunica, toda essa sociedade tem que se envolver no processo de educação. 

Renan

Nenhum comentário:

Postar um comentário