O
principal desafio no processo de consolidação da alfabetização e letramento
hoje é, provavelmente, a falta do hábito de leitura. Essa prática deveria vir
de casa e fortalecida na escola, mas a sociedade, ao que parece, está cada vez
mais longe desse ideal, apesar de todas as facilidades de acesso à leitura que
existem atualmente.
A
leitura de jornais, por exemplo, sejam em formato impresso ou digital, é uma
prática saudável e desejável. Porém, isso está apagado no cotidiano de muitas
pessoas. E o consumo de revistas também.
E
o que dizer do amor pela literatura? Este se restringe a um público muito
pequeno no Brasil.
As
crianças imitam os hábitos dos pais e os jovens são reflexos da sociedade. Em
uma sociedade que pouco ou quase nada lê, jamais teremos o ideal de
alfabetização e letramento.
As
habilidades e competências linguísticas necessárias para o pleno
desenvolvimento cognitivo e formação cidadã só são alcançadas em longo prazo,
por meio de muita prática de leitura e escrita. Do mesmo modo que só se aprende
um idioma estrangeiro conversando e só se aprende um instrumento musical
tocando, a alfabetização e o letramento requerem leitura e redação. Ninguém
aprende inglês, violão, piano, interpretação de texto e redação apenas
frequentando aulas. A prática em casa, o estudo solitário, os exercícios
diários e a repetição se fazem primordiais em qualquer aprendizado. Aprender
qualquer coisa leva tempo. Requer prática, paciência, dedicação e
disciplina.
Portanto,
é preciso gostar, para querer aprender e, consequentemente, se dedicar de
coração. Isso é o que falta nos dias de hoje, não só nos alunos, mas em grande
parte da sociedade. Esse é o principal desafio docente. Ou seja, transformar
toda uma cultura nacional de apatia e desinteresse em uma cultura de autêntica
paixão pelo estudo e pela leitura.
Contudo, esse desafio é grande demais para os professores. A escola sozinha não é capaz de transformar a cultura de um povo sem o apoio de pais de alunos, meios de comunicação e governos. Para que uma sociedade cada vez mais visual e menos letrada se transforme em uma sociedade que lê, pensa, analisa e se comunica, toda essa sociedade tem que se envolver no processo de educação.
Renan
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