quarta-feira, 14 de abril de 2021

8 maravilhas para ver no céu a olho nu

Se você sente depressão ou ansiedade, principalmente no momento em que passamos por uma pandemia, eis uma dica que vai aliviar seu dia a dia. Faça disso um hobby, passatempo ou até uma prática de autoconhecimento e conhecimento do universo. Pontos positivos são vários, mas direi apenas um: custo zero! Pontos negativos não há.

O que podemos observar no céu a olho nu? Muitas maravilhas! E listarei aqui 8 delas. Fique atento às dicas de como observar e alguns cuidados que se deve ter.

1- Os satélites Starlink da empresa SpaceX

Essa foi a visão mais surreal que já presenciei no céu noturno! Aconteceu em 2020. No início eu não sabia do que se tratava. Por acaso, estava na hora certa e no local certo. Olhando para o alto, vi um comboio de "estrelas" percorrendo o céu, como se fosse um trem de estrelas em movimento. Depois dessa visão, pesquisei e descobri que eram esses satélites. 













Esta página diz o dia e horário que esse comboio de satélites estará visível, de acordo com a cidade em que você mora: https://findstarlink.com/


2- A Estação Espacial Internacional (sigla em inglês: ISS) 

A International Space Station (ISS) é um laboratório espacial tripulado orbitando em volta da Terra e é o maior objeto posto no espaço por humanos. Também é visível a olho nu. Esta página dá os dias e horários para você vigiar o céu quando ela estiver visível na sua cidade:

 https://spotthestation.nasa.gov/

 








3- "Estrelas cadentes" 

Já tive a sorte de ver uma grande bola de fogo caindo do céu. Isso foi na roça quando eu era adolescente. Hoje em dia, observando o céu noturno em local alto e com pouca luminosidade, já consegui ver "estrelas" em movimento de queda, até sumirem na escuridão do céu. Essas chamadas "estrelas cadentes" são na verdade meteoros.

No final de semana passado vi dois eventos como esse no intervalo de minutos. E anteontem vi uma "estrela" se movendo lentamente até ficar invisível. Essa que se movia assim era, provavelmente, um satélite artificial.

Na madrugada de 21 para 22 de abril, haverá uma chuva de meteoros. Se não houver nuvens, será um espetáculo para os olhos. E entre 5 e 6 de maio haverá outra. Vigie o céu noturno nesses dias!


4- A lua

A lua sempre me encantou. Quando ela entra na fase "cheia" e surge no horizonte, a leste, enorme e bem amarela, é uma visão maravilhosa! 

A praia é um dos melhores lugares para ver a lua cheia surgindo. Ela fica imensa nos primeiros minutos antes de "subir" totalmente, e a luz dela refletida no mar inspira os sentimentos mais românticos.  

O calendário lunar de 2021 segue abaixo para você não perder esse show que a natureza nos proporciona: 

https://www.calendarr.com/brasil/calendario-lunar-2021/

Em 26 de maio haverá um eclipse lunar parcial e veremos a chamada Superlua de Sangue. 


5- Raios, relâmpagos e trovões.

Fenômenos atmosféricos que são sempre bonitos de se ver. O cuidado que se deve ter é de tirar da tomada os eletrodomésticos como TV, computador, máquina de lavar roupas, aparelho de som etc e o carregador de celular.


6- O sol nascendo e se pondo

Umas das visões mais lindas do céu! A cada dia cores diferentes, sempre uma surpresa! Vale muito a pena acordar cedo para ver o sol "nascer". E quando ele se coloca no horizonte a oeste e o céu fica em degradé antes de a noite "cair" é uma das horas mais agradáveis do dia. As cores no pôr do sol ficam mais reluzentes, tudo fica mais bonito!

Cuidado: para observação com binóculos, jamais apontar diretamente para o sol. Os raios de sol convergindo nas lentes queimam os olhos e provocam cegueira permanente.

As fotografias seguintes até o final desta postagem são de minha autoria. Não há qualquer efeito artificial, filtro ou edição de imagem [exceto para colocar legenda, quando for o caso]. Na segunda foto usei o recurso de câmera panorâmica. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


















7- Planetas

Muitos são visíveis a olho nu. Eles se parecem com estrelas muito brilhantes. Mas a melhor visão deles se faz por um bom telescópio. 

Com bons binóculos é possível ver Júpiter, como uma esfera brilhante, e suas luas como pontinhos brancos. Também se pode acompanhar as fases de Vênus, como uma minilua.

Mas mesmo a olho nu, a observação de planetas é interessante. Esta foto foi feita sem nenhum recurso. A única edição aí são as legendas [as palavras]. Ao vivo era uma visão muito bonita! Clique na imagem para aumentar a foto.














8- Arco-íris

Surgem após a chuva ou, principalmente, quando há chuva e sol ao mesmo tempo. Este foi o maior arco-íris que já fotografei até hoje e é uma foto recente.



Um comentário: