segunda-feira, 9 de maio de 2011

Memento mori

 
No poema da postagem anterior, Baudelaire expressa a ideia de “momento” e de “transitoriedade do momento”.

A transitoriedade sempre foi, desde a lírica antiga à poesia moderna, um dos temas mais requisitados pelos escritores. Essa tradição, no caso do ocidente, talvez tenha tido início a partir de Heráclito, com a frase “o homem não pode entrar duas vezes no mesmo rio”. O filósofo grego queria dizer que, na segunda vez, o rio já não é o mesmo, porque as águas já tinham passado, e nem o homem é o mesmo, porque o tempo não cessa também para ele.

No vídeo a seguir, tentei construir uma narrativa sobre a trindade efêmera: juventude, beleza e vida.

A música da trilha é Lamento della Ninfa, composta por Claudio Monteverdi, no período de transição entre o Renascimento e o Barroco italiano. O compositor também é classificado por alguns como maneirista.

Alguns dos quadros famosos, utilizados no vídeo, foram:
- A Ninfa da Água (Hebert James Draper)
- The Kelpie (Herbert James Draper)
- Hilas e as Ninfas (John William Waterhouse)
- Safo de Lesbos (Charles Megin)
- Ophelia (John William Waterhouse)
- Ophelia (John Everett Millais)

Os nomes dos pintores estão entre parênteses. Todos eles fizeram parte do movimento Pré-Rafaelita inglês, com exceção de Megin que era do Academicismo francês.


A narrativa do vídeo:
A narrativa passa pelas pulsões psicanalíticas, da pulsão de vida (Eros) à pulsão de morte (Tânatos). Primeiro, o vídeo enfatiza a juventude, a beleza e a vida. A partir do quadro que representa o mito de Hilas (o jovem indo de encontro às ninfas), a narrativa muda de tom. A perda de cores e o efeito de envelhecimento representam a efemeridade, a transitoriedade, o passar do tempo, o envelhecimento e a morte. Empreguei a fama lendária da poetisa Safo de Lesbos para representar a pulsão sexual (Eros), enquanto que a morte de Ophelia (personagem da peça Hamlet, de Shakespeare) simboliza aqui a pulsão de morte (Tânatos). No fim, o próprio filme sofre o efeito do tempo e se desintegra. A frase latina memento mori significa algo como “lembre-se que você é mortal”. Este era um dos pensamentos que sintetizavam o movimento barroco. Outra frase muito característica daquela época era carpe diem (i.e. colha o dia, aproveite o momento). Muito resumidamente, essa é a ideia central que tentei comunicar neste vídeo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário