segunda-feira, 3 de maio de 2021

E se a língua portuguesa desaparecesse?

Se a língua portuguesa desaparecesse do mundo, 
o professor de Língua Portuguesa seria obsoleto?


Obviamente, a língua portuguesa [hoje entre os 5 ou 8 idiomas mais falados do mundo como língua nativa] não vai desaparecer. Mas proponho um exercício de imaginação, um cenário ficcional, similar a algumas narrativas de ficção científica ou do conto fantástico, para ilustrar um fato importante. 

Poderia usar de uma alegoria para isso, como o fez Platão com a caverna, mas a maioria das pessoas hoje absorve pouco de leituras filosóficas e literárias. Aliás, o mundo carece de leitores. Então serei didático, direto, claro e sem criatividade.

É evidente que existem professores e Professores. Em toda área, campo de estudo e profissão existe essa divisão. Mas tomo aqui o termo Professor de Língua Portuguesa como um ideal, com base no currículo do curso de Letras que prepara esse profissional para atuar com relevância e competência. E felizmente, isso se aplica aos profissionais de hoje no mercado, em sua maioria.

Se a língua portuguesa desaparecesse do mundo, a exemplo do que a acontece no filme Yesterday [quando a existência dos Beatles é apagada da história] o professor de Língua Portuguesa seria obsoleto? A resposta é não. 

O Professor de Língua Portuguesa não é apenas um professor de língua portuguesa. Esse profissional, com a devida formação acadêmica, é um sujeito essencial na formação e desenvolvimento da sociedade como um todo.

Então, se a língua portuguesa desaparecesse do mundo, como por um passe de mágica, ainda sobraria muita coisa para o Profissional de Letras fazer. Em qualquer outro idioma, ele ainda seria a autoridade:

- Do entendimento científico da estrutura da linguagem, da formação do raciocínio e de sua expressão verbal e não verbal, oral e escrita;

- De todos os ramos da Linguística, desde registros históricos - importantes para o campo da tradução - até a compreensão atual e de perspectivas para o futuro dos idiomas e de seu entendimento;

- Da história da Literatura, das teorias literárias e de interpretação textual e, portanto, da compreensão dos aspectos explícitos e também simbólicos mais importantes da nossa sociedade.

 

Em resumo, sem esse profissional o mundo mal compreenderia a si mesmo. O conhecimento que ele traz ultrapassa os limites do idioma, são conhecimentos válidos para todas as sociedades.

Vai muito, MUITO além de saber escrever corretamente e de se fazer compreender. Diz respeito ao pensamento, sua forma e estrutura; a entender o passado da humanidade e analisar cada aspecto de uma matéria-prima chamada LINGUAGEM, da qual todo campo de estudo e área de trabalho dependem no presente e dependerão no futuro. Sempre!


Se você entendeu isso ou já sabia disso, você entendeu o óbvio, e está de parabéns por entender o que hoje em dia poucos entendem.

Se você ainda não entendeu, isso mostra o quanto você e outros como você precisam de um Profissional de Letras.

Desculpe-me se soei arrogante nessa última parte, não foi minha intenção. Mas do nosso ponto de vista, como Professores, a arrogância vem de uma parte da sociedade que não reconhece o valor e importância desse Professor que leva a criancinha ao mundo adulto; inserindo cada indivíduo no mundo das Letras, dos símbolos, da significação, da abstração, do raciocínio, do conhecimento, do entendimento de si próprio e do mundo que o cerca. Sem isso, as relações humanas se tornariam impossíveis, ou no melhor dos cenários, caótica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário