quarta-feira, 5 de maio de 2021

Quando devo citar um texto num trabalho acadêmico?

Quando devo citar textos de terceiros num trabalho de faculdade? E por quê?

Citamos um texto quando precisamos de um embasamento teórico ou técnico. Quando algum conhecimento foge de nossa alçada e precisa ser validado ou reforçado por um autor especialista naquele assunto abordado.


Exemplo 1: obrigatória citação e referências bibliográficas

Se meu trabalho é um resgate histórico das reformas ortográficas na língua portuguesa, obviamente devo pesquisar em vários autores, porque não vivi o suficiente para ver todas as reformas acontecerem e não sou um especialista no assunto.

Isso não quer dizer que vou apenas copiar textos de vários autores especialistas. Devo criar meu próprio texto com base nesses autores e citá-los para não incorrer em plágio.


Exemplo 2: facultativas a citação e as referências bibliográficas

Se meu trabalho é uma análise sobre um texto de outro autor, não preciso necessariamente citar, mas apenas mencionar que a minha análise é sobre o texto tal [título do texto] do fulano [nome do autor]. É desejável que essa obra apareça ao final do trabalho nas referências bibliográficas.

O texto da análise deve ser totalmente de minha autoria, por isso não há o que citar. 

Mas se eu copiar as palavras do autor cujo texto é analisado, colocarei entre aspas as palavras dele [citando-o], com a referência [página e ano] entre parênteses ao final dessa fala. 

E se for de meu agrado ou necessidade, posso incluir outros autores para promover uma intertextualidade. Neste caso, devo citá-los todos. E as obras aparecerão relacionadas nas referências bibliográficas ao final do meu trabalho.

Ou seja, sempre que usar das palavras de terceiros ou de suas ideias, mesmo que com minhas palavras, devo citá-los, direta ou indiretamente, conforme o caso.


Exemplo 3: não preciso citar

Quando o conhecimento utilizado para redigir o trabalho não exigir validação de especialistas ou informações técnicas que fogem da minha alçada. Ou seja, quando fica óbvio que posso falar com propriedade sobre aquele tema, porque ele faz parte de minha formação acadêmica ou notória experiência de vida.

Posso usar das ideias ou palavras de outros se quiser, para promover um debate, uma intertextualidade. Mas isso é facultativo. Porém, se o fizer, devo citar e referenciar.


Mais detalhes a seguir:

http://interludico.blogspot.com/2020/11/como-fazer-citacaoreferencia.html

Esse link leva a uma outra postagem [com texto explicativo e vídeo] para entender de uma vez por todas o que é citação direta e indireta e como fazer, além de outras normas técnicas. Informações resumidas e bem práticas!


Não custa lembrar: plágio é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário