Compartilharei hoje algumas fotos que fiz de eventos astronômicos, espaciais e atmosféricos de 2021.
Todas as fotos foram tiradas de um celular com câmera de 16 megapixels.
O equipamento também inclui um binóculo astronômico de 25x70, um tripé de alumínio para estabilizar a imagem e um adaptador de celular para binóculo, o que permite alinhar e fixar a objetiva da câmera do celular na direção da objetiva da lente do binóculo.
1- A primeira Superlua do ano. (equipamento: todos os citados acima).
De 26 para 27 de abril de 2021. |
2- A Estação Espacial Internacional visível sobre o Convento da Penha, monumento histórico e cartão postal de Vila Velha-ES. (equipamento utilizado: apenas o celular na mão).
14 de abril de 2021, por volta das 18h. |
3- Nascer do sol em Vila Velha-ES, com vista para a fábrica de Chocolates Garoto. (equipamento: apenas o celular apoiado numa mureta).
Em Santa Inês, olhando para o leste, em 25 de abril de 2021. |
4- A mesma paisagem de cima, mas na hora do pôr do sol (equipamento: idem da foto anterior)
5- O planeta Júpiter e uma de suas luas. (equipamento: todos os citados no início da postagem).
6- Júpiter e três de suas luas, alinhadas na vertical. (equipamento: todos os citados no início da postagem).
Hoje, 02/05/2021, domingo entre 3 e 4h da matina. |
Nessa última imagem, Júpiter é obviamente o astro mais brilhante. As luas, na ordem de cima para baixo, são: Ganímedes, Europa e Calisto. A lua Io estava muito próxima a Júpiter e foi engolida pelo brilho do planeta, por isso não aparece na foto. Estas são as 4 luas descobertas por Galileu Galilei em 1610.
Estas duas últimas fotos foram MUITO difíceis de conseguir por câmera de celular. A imagem no binóculo é muito mais nítida e bonita. O registro fotográfico do céu noturno exige uma câmera profissional, ou pelo menos, uma bem superior à minha. Mas por enquanto, esse é o registro que me foi possível fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário