sábado, 18 de novembro de 2017

1 Coríntios cap. 13

Hoje assisti novamente ao filme "A missão" com Robert De Niro, Jeremy Irons, Liam Neeson e Aidan Quinn, sobre a colonização na América do Sul e o papel dos Jesuítas na cristianização dos índios.

Também tenho escutado bastante a música "Monte Castelo" da Legião Urbana e usado-a em minhas aulas.

Em comum, o filme e a música citam a primeira carta a Coríntios, capítulo 13. Inspirado pelo tema, tive vontade de ir ao texto, e é realmente um belo texto! Mas algo não batia, então fui conferir as traduções. Li as versões em inglês britânico (King James), inglês americano, italiano, francês, espanhol, latim, português (trad. Almeida) e a versão católica em português para fazer comparações.

Apenas na versão português (Almeida) e a versão em inglês americano a palavra usada era "amor". Nas demais versões que li, a palavra usada era "caridade".

Sabendo que o Novo Testamento foi escrito em grego antigo e que nessa língua há muitas palavras que podem significar diferentes tipos de amor, eu tive, então, que conferir qual tipo de amor era mencionado no texto.

Então fica a dica: na maioria das versões, a caridade é o tipo de amor mencionado e ainda apontado como sendo mais importante que a fé e a esperança, segundo o autor (Paulo/Saulo):


"Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada".

[...]

"Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade".

4 comentários:

  1. Obervações:
    1- O filme "A missão" está agora disponível no Netflix.
    2- Os antigos gregos entendiam a esperança não como uma virtude, mas como um vício, porque o homem que espera não age. Apesar de acreditarem no conceito de destino, eles também prezavam a ação, a tentativa de governar a própria vida e o destino da cidade (polis), o controle dos impulsos (emocionais e corporais), a temperança como virtude. Esta era a moral da época.

    ResponderExcluir
  2. A importância da caridade é reforçada em outro trecho bíblico: "Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago 2:26).

    ResponderExcluir
  3. Que estudo interessante, Renan. Caridade é doação,doação de si mesmo, logo, é amor puro e simples. Obrigada por isso! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e comentário, que achei muito relevante: "Caridade é doação, doação de si mesmo, logo, é amor puro e simples" Silogismo bem aplicado! Abraço.

      Excluir