domingo, 11 de março de 2018

Clássicos para adolescentes, sem adaptações

Professores,

Façam a experiência de apresentar aos seus alunos os textos ditos "clássicos", aqueles cânones da filosofia e literatura (brasileira, portuguesa e mundial) dos autores mais aclamados. É precisamente isto uma das coisas que mais fazem falta na educação contemporânea para melhorar a qualidade de leitura e compreensão de textos dos estudantes, e até aumentar o interesse deles.

Pressupor e presumir antes da experiência são erros! Não presumam que isso será difícil para seus alunos. Guiem e orientem a compreensão textual inicialmente, depois, com o tempo, eles aprenderão a ler sozinhos e a dar valor a essas obras, daí buscarão outras por eles mesmos. Vocês verão a melhora no diálogo, no comportamento, na leitura e na escrita em pouco tempo!

E, principalmente, deem poesia aos seus alunos.

Outra coisa: se tiveram a oportunidade, levem seus alunos para presenciar um concerto ao vivo, ou tragam a orquestra até a escola. Sem dúvida, será uma experiência que, no mínimo, marcará positivamente seus alunos por toda a vida!

O contato com os clássicos literários e musicais pode mudar vidas, transformar, provocar reflexões, alegrar, e acima de tudo, certamente, inspirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário