quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Minhas preferências musicais atuais

O que descobri e gostei desde 2016 até agora (em ordem cronológica, com destaque para 3 canções de cada):

Cat Power – cantora de uma voz lindíssima e suave, mas que nos primeiros discos sabe colocar um pouco de grunge em seu canto. Nos álbuns mais recentes adotou um estilo folk-blues.
Destaco: “Nude as the news”, “Rockets”, “The Greatest”.

Soundgarden – banda de Chris Cornell, um vocalista de altíssimo nível técnico e sentimental.
Destaco: “Beyond the Wheel” – pelo alcance vocal, “Fell on black days” – pela suavidade, bela melodia e ritmo incomum; e a clássica “Black hole sun”.

Echo & The Bunnymen – som agradável e nostálgico em quase todo o repertório.
Destaco: “The killing moon”, “Lips like sugar”, “Rescue”.

Saxon – heavy metal clássico dos anos 70/80.
Destaco: “Just let me rock”, “Crusader”, “Denim and Leather”.

Queens of the Stone Age – Banda que eu já ouvia e gostava muito desde 2005/2006. Lançou novo álbum em 2017. O talento e a criatividade de Josh Homme não têm limites! Banda que poderia ocupar meu top 10.
Destaco: “Sat by the ocen”, “Un-reborn again”, “The lost art of keeping secrets”.

Fugazi – Minha mais nova descoberta e ainda muito recente. Som animado, extrovertido, irreverente, com dois vocalistas-guitarristas que sabem compor bons riffs e fazer ótimas performances ao vivo.
Destaco: “Blueprint”, “Wainting room”, “Strangelight”.

Muitas dessas descobertas eu devo ao aplicativo Spotify. É o caso de Cat Power e Fugazi. Também descobri lá algumas canções que para mim foram grandes achados! Exemplo é "Sister Europe" (da banda Psychedelic Furs) com sua harmonia sexy, nostálgica e obscura. Essa canção foi brilhantemente regravada pelos Foo Fighters, mas ainda prefiro a versão original com aquele saxofone sinistro.



Meu top 10 atual de bandas cujo repertório mais me agrada.

1- The Beatles – continua sendo! A razão é: três ótimos compositores-vocalistas e um baterista-cantor muito competente para acompanhar todas as harmonias ecléticas que eles criaram em quase 10 anos de carreira. Banda que deixou um legado sem precedentes.

2- The Smiths – desde 2015, minha segunda banda favorita, rivalizando com os Beatles. A razão: a criatividade de Marr na guitarra, a poesia irônica e debochada de Morrissey, o baixo extravagante de Rourke e a bateria perfeita de Joyce.

3- The Doors – Três excelentes músicos e um vocalista-poeta obscuro e insubstituível. É uma banda que sempre ocupou o top 5 das minhas preferências.

4- Led Zeppelin – Poderia ocupar aqui o top 3. Inegável clássico que continuará ultrapassando gerações. Uma das melhores bandas de hard rock da história.

5- Creedence Clearwater Revival – Um pouco de rock-caipira em uma voz super rasgada! John Fogerty absurdamente acumula talentos como guitarrista-compositor-vocalista.

6- The Rolling Stones – Dispensa apresentações.  É clássico demais! Mick e Keith juntos têm o dom de transformar em ouro aquilo que produzem.

7- Joy Division – Desde 2015 passou a ocupar um espaço no meu top 10. Som diferente, simples e obscuro, somando estranheza à familiaridade.

8- Nirvana – Talento, genialidade e originalidade descrevem bem a persona de Kurt Cobain e da banda que revolucionou a música nos anos 90.

9- Pink Floyd – Seria estranho se não estivesse nesta lista. Som limpo e relaxante, mas de um estilo único. Destaco as guitarras de Gilmour e o teclado de Wright.

10- The Smashing Pumpkins – Redescobri essa banda em 2016 e me aprofundei em seu repertório, ouvindo além daquelas músicas que tiveram vídeo clipes exibidos na MTV nos anos 90. Billy Corgan é realmente um excelente compositor e guitarrista, sem falar em seu estilo vocal único! Destaco as belas melodias e as guitarras multiplicadas que dão uma sonoridade incrível à banda, além do baixo e bateria que acompanham com perfeição. A canção "Where the boys fear to tread" com sua guitarra pesada me fez ir atrás de mais músicas da banda e acabei descobrindo melodias bonitas e cativantes que me surpreenderam, além, é claro, da qualidade instrumental.


No reggae destaco em qualquer ordem:
Groundation;
Bob Marley and the Wailers;
SOJA (Soldiers of Jah Army).

Na música erudita, voltei a ouvir e apreciar:
Mozart - requiem;
Beethoven - 9ª sinofonia.

Na música brasileira destaco a música caipira de raiz, principalmente de Tião Carreiro e Pardinho. E em outros estilos: Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Tim Maia, Legião Urbana, Cazuza, Raul Seixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário