domingo, 6 de setembro de 2015

Formação e mercado de trabalho: Letras-Português


No início do ano de 2015, várias instituições de Ensino Superior no Brasil anunciaram que estão reorganizando a estrutura dos seus vestibulares. A partir de agora, questões de Língua Portuguesa passam a ter maior peso na prova de seleção de estudantes, o que indica uma mudança na perspectiva do estudo da língua portuguesa para os profissionais de todas as áreas.

A ideia é cobrar mais do aluno que está ingressando numa Instituição de Ensino Superior a habilidade em escrever melhor e se comunicar com mais fluência e correção. Essa tendência está em forte crescimento no Brasil, o que significa uma maior abertura de postos de trabalho para profissionais do curso de Letras.

O que se pode observar ultimamente é a carência de profissionais qualificados na área de ensino, produção e correção de textos. Por outro lado, a necessidade de mais profissionais e bem qualificados nessa área tem só aumentado. Quanto mais o aluno se aprofunda nas questões da língua mais ele se capacita como intérprete dos conteúdos das mais diversas áreas, promovendo um crescimento intelectual importante.

Um profissional de qualquer área hoje percebe o quanto é importante o desenvolvimento dos conhecimentos em língua estrangeira e de língua portuguesa. As empresas e as instituições públicas de maneira geral, estão entendendo que seu crescimento também está atrelado ao bom desempenho de seus funcionários na comunicação escrita e oral. Essa é uma carência que todo país com vistas a novos mercados e o aperfeiçoamento de seu mercado interno precisa definitivamente resolver. Cumpre ainda notar que o fortalecimento da Lusofonia vai permitir ainda mais que brasileiros professores de língua portuguesa tenham a oportunidade de ensinar o idioma, a língua, a mais estrangeiros interessados nos países que têm a língua portuguesa como língua oficial.

Texto: 
Prof. Me. Leandro Siqueira Lima

Um comentário: