domingo, 21 de junho de 2020

O que é crítica musical?


Enquanto a crítica literária se tornou extremamente formal e acadêmica, porém ainda existindo em diversos meios midiáticos, desde jornais até o Youtube, a crítica musical tem seu lugar nas revistas especializadas, jornais e internet; sem o mesmo rigor formal e acadêmico da crítica literária, mas com grande relevância até os dias de hoje.

Existe a crítica literária feita por jornalistas e youtubers. E a crítica literária feita por professores, especialistas, mestrandos, doutorandos, mestres, doutores e pós-doutores. A diferença entre esses dois tipos de crítica é enorme, mas ambas são relevantes.

Os críticos de música em boa parte não são músicos. Escrevem para jornais, revistas e blogs ou publicam vídeos, mas nem todos são jornalistas. Porém, eles têm um conhecimento empírico de música. O papel do crítico musical é divulgar opções, tendências e novidades.

O que faz um bom crítico musical é, em primeiro lugar, o conhecimento que ele tem de música, estilo, história e intertextualidade. Obviamente, também saber se expressar bem em sua língua é um requisito que não precisa ser mencionado.

O que pode ser um diferencial no crítico de música para que ele seja considerado um bom redator é sua capacidade de criar novas expressões e comparações que traduzam suas percepções da linguagem musical para a linguagem verbal, escrita ou falada. Ou seja, o crítico de música precisa usar de palavras, com muitos adjetivos e expressões sinestésicas, para transmitir uma ideia sobre o som que o seu espectador (leitor ou ouvinte) não está ouvindo.

Essa é a marca do bom crítico musical. Quando ele consegue por meio das palavras fazer seu público imaginar um som e querer ouvir esse som.

Filme recomendado: Quase Famosos (Almost Famous, 2000)

O filme Quase Famosos é semiautobiográfico. Retrata a experiência de Cameron Crowe aos seus 15 anos de idade excursionando com o Led Zeppelin na década de 1970 e escrevendo para a revista Rolling Stone. Anos mais tarde o já diretor escreveu o roteiro e filmou essa grande obra usando uma banda fictícia. A trilha sonora, as falas e as cenas são deslumbrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário