sábado, 27 de junho de 2020

Alunas premiadas em concurso literário

Esta é uma notícia de 2019, quando duas de minhas alunas foram premiadas num concurso literário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na categoria poesia.

Ambas cursavam o 9º ano do ensino fundamental.

Primeiramente, divulguei o concurso entre todos os meus alunos. Em seguida, fiz um longo trabalho com as turmas em sala de aula para preparar as produções. Isso envolveu desde leitura e compreensão de textos poéticos até oficinas práticas de metrificação, além de aulas e exercícios sobre figuras de estilo como assoância e aliteração.

Depois que cada estudante escreveu sua produção individual, fiz as revisões ou observações e incentivei a se inscrevessem no concurso.

Juntamente com a escola, possibilitamos aos nossos alunos uma visita à Feira Literária da Ufes naquele ano.

O estudo, a dedicação, o esforço de escrever e reescrever; em suma, todo o empenho dessas meninas foi merecidamente recompensado. Isso as define como dois talentos promissores. E em seus currículos, para sempre, haverá a menção a um prêmio literário conquistado aos 15 anos de idade, quando concorreram com estudantes de todo o estado e de várias faixas etárias.

Que isso sirva de estímulo a todos os estudantes. Participar com empenho é, em si, um aprendizado para toda a vida e isso já é uma vitória. Essas alunas são vitoriosas não só no concurso literário, mas em tudo o que elas aprenderam e desenvolveram nesse trabalho. Por seus próprios méritos, elas se colocaram em posição de destaque. Se em suas jornadas estudantis persistirem nesse caminho, serão também vitoriosas na vida.

Segue link da matéria:
http://serra.es.gov.br/noticias/alunas-da-serra-sao-premiadas-em-concurso-literario-capixaba


Nenhum comentário:

Postar um comentário