domingo, 16 de janeiro de 2022

Carl Sagan [vida e obra]











Carl Sagan foi cientista e um dos maiores divulgadores do conhecimento e método científico. Com muito carisma, simpatia, bom humor, didática, contexto histórico e um toque elegante de poesia, ele explicava questões complexas da física, astronomia, biologia e química de forma que qualquer leigo entenda. 

Sagan foi também um ativista, muito preocupado com a degradação do meio ambiente, guerras e outros problemas que poderiam destruir a humanidade.


Indicações de algumas obras traduzidas para o português:

Cosmos - livro e série. A série de 13 episódios está hoje disponível no YouTube, sem anúncios, nas versões legendada e dublada. É um clássico! Foi exibida originalmente em 1980 com muito sucesso em dezenas de países. Os temas dos episódios incluem Astronomia, Astrofísica, Biologia, Genética e evolução, Química, História, Geografia, Linguística, Filosofia, Arte etc. A abrangência é enorme e a apresentação carismática de Sagan é um espetáculo! Ele promove o nosso encantamento com as Ciências e o universo a partir de seu próprio encantamento, seu saber e seu amor pelo conhecimento.

Contato - livro e filme. O filme, baseado nesse romance de ficção científica, foi dirigido por Robert Zemeckis [De volta para  futuro I, II, III; Forrest Gump] e tem como atriz protagonista Jodie Foster [Silêncio dos Inocentes]. Não quero dar spoiler, então vou dizer apenas que o filme é maravilhoso e a narrativa é perfeita! Mostra as possíveis consequências de uma descoberta científica sem precedentes, mas não impõe nada ao telespectador, privilegiando o ceticismo que Sagan tanto defendia. A palavra "contato" tem duplo significado nesse enredo. Tudo na narrativa é bem a cara de Carl, trazendo algumas citações dele próprio, nas vozes das personagens. Foi indicado ao Oscar na categoria de melhor som. Assistam!

O mundo assombrado por demônios - livro no qual ele desmistifica crendices e superstições e analisa a natureza humana de crer sem evidências e de negar fatos científicos. Livro fundamental para combater as pseudociências, repleto de argumentos e investigações inteligentes.

Pálido ponto azul - livro sobre os caminhos da humanidade. O título vem de uma foto tirada pela sonda Voyager 1, que a pedido de Sagan, virou sua câmera para o interior do sistema solar quando ela tinha passado por Plutão, e assim registrou a histórica foto do planeta Terra a 6,4 bilhões de quilômetros de distância, mostrando o nosso lar menor que um pixel, o que provocou muita reflexão sobre o nosso lugar no universo.













Sagan foi consultor da Nasa e, como escritor, ganhou o Prêmio Pulitzer, além de várias outras premiações. Era um homem preocupado com a espécie humana, o meio ambiente, a educação e o futuro. Um visionário! Um simpático professor que amava o seu trabalho, a pesquisa e a divulgação científica. Em um episódio da série Cosmos ele definiu o que são os livros. Uma bela e inspiradora definição, como tudo o que ele descreve! E quando ele descreve, amorosamente, uma árvore como seu ancestral, ele nos leva a uma profunda reflexão. Tudo isso amparado pelo método científico, mas apresentado com humor e um encantamento contagiante.

Se eu pudesse trazer coisas do passado para os nossos dias, uma delas seria Carl Sagan. E a outra Os Beatles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário