domingo, 22 de novembro de 2015

Poesia, música e musa

Os poetas antigos cantavam seus versos de cor. A expressão "saber de cor" significa "saber de coração" (cor = coração em latim). Em inglês "saber de cor" se diz "know by heart" (= saber de coração).

As rimas, ritmo e métrica são algumas técnicas que facilitam a memorização dos versos. E assim, cantando, tanto as notícias quanto as tradições eram transmitidas por gerações.

Durante muitos séculos a poesia era feita para ser cantada (gênero Lírico).  Ainda hoje é assim, mas agora chamamos isso de “letra de música”, ou em inglês “Lyrics”.

Poesia e música sempre estiveram ligadas desde os primórdios. Alguns dos estilos poéticos mais consagrados desde a Antiguidade são: hino, ode (canto, em grego), elegia, cantiga, canção, madrigal, rondó, balada, redondilha, soneto (sonzinho, em italiano).

Etimologicamente, a palavra "música" se origina de "musa". 

As musas representavam a personificação das Artes, a quem os poetas pediam inspiração, enquanto que as ninfas representavam a personificação de elementos naturais. 



INVOCAÇÃO DAS MUSAS - Trechos selecionados das quatro grandes epopeias ocidentais:

Canta, ó Musa, a ira de Aquiles, filho de Peleu, que incontáveis males trouxe às hostes dos aqueus. (HOMERO, ILÍADA)

Ó divina poesia, mantenha viva para mim esta canção do homem [...] Faça com que essa história viva para nós [...] Conta-me, Musa, a história do homem, que, depois de destruir a sacra cidade de Troia, andou peregrinando larguíssimo tempo. (HOMERO, ODISSEIA)

Conta-me, musa, as causas (VIRGÍLIO, ENEIDA)

E vós, Tágides minhas, pois criado
Tendes em mim um novo engenho ardente,
Se sempre em verso humilde celebrado
Foi de mim vosso rio alegremente,
Dai-me agora um som alto e sublimado,
Um estilo grandíloquo e corrente [...]
Dai-me uma fúria grande e sonorosa,
E não de agreste avena ou flauta ruda,
Mas de tuba canora e belicosa, [...]
Que se espalhe e se cante no universo,
Se tão sublime preço cabe em verso.
(CAMÕES, OS LUSÍADAS)

Obs: Tágides é como Camões nomeia as Musas do rio Tejo (ou ninfas do Tejo, por também personificarem um elemento da natureza: o rio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário