O que é? Qual sua importância?
A Comunicação Social se divide em
cinco grandes áreas:
Rádio e TV – o profissional desta área atua com conhecimentos
técnicos e superiores nos meios de comunicação de massa. Ele planeja e opera as
telecomunicações auditivas (rádio), visuais (fotografia) e audiovisuais (TV e
cinema).
Relações Públicas – o profissional gerencia estrategicamente a
imagem de pessoas jurídicas (empresa, instituição, órgão público, ONG etc.) ou
pessoas físicas (políticos, artistas, celebridades etc.). Também atua na
assessoria de imprensa.
Jornalismo – É responsável por reportagens (notícia), matérias (divulgação,
entretenimento etc.) e criação de uma linha editorial. Pode trabalhar na redação,
produção, edição e apresentação de programas de rádio e TV. Também atua nos
meios impressos (jornal e revista) e internet.
O jornalista é um dos maiores
formadores de opinião em qualquer sociedade.
Publicidade e Propaganda – a propaganda (do latim: propagare) é qualquer forma de divulgação
de uma ideia ou mensagem, exemplo: a propaganda boca a boca. A publicidade é a
propaganda especializada e profissional, feita pelo publicitário em agência de
publicidade ou de forma autônoma (free-lance).
Envolve o estudo de ferramentas
de marketing e de comunicação. O principal objetivo da publicidade é a persuasão,
isto é, pelo argumento estratégico levar alguém à ação. Exemplo: mudar o
comportamento do consumidor para que este adote um produto que está sendo
lançado no mercado ou mantê-lo fiel a uma marca. Assim sendo, envolve tanto a
criação de uma marca quanto estratégias de consolidá-la ou inova-la. O
publicitário tem um pouco de marqueteiro, vendedor (no atendimento publicitário),
artista (na criação de peças publicitárias) e pesquisador (o profissional de
mídia).
A publicidade é cara, mas nenhuma
empresa ou marca pode se dar ao luxo de não se preocupar com sua comunicação e
imagem.
Internamente, a comunicação feita
de modo despreparado, não profissional, além de não atingir seu objetivo, gera
graves problemas em uma empresa.
As empresas preocupadas em manter
uma boa relação com clientes e público alvo devem constantemente cuidar da sua
imagem da qualidade de sua comunicação. A comunicação ineficaz, feita sem
estudo prévio, sem um profissional competente, pode manchar para sempre a
imagem de uma empresa.
Portanto, economizar com
comunicação não é uma boa estratégia. O barato pode sair muito caro.
Comunicação Integrada – é a somatória de todos os ramos da
comunicação feita por uma equipe multidisciplinar (exemplo: jornalista,
publicitário e relações públicas).
Como o graduado em Letras pode atuar na Comunicação Social?
Não apenas atuar, mas somar!
Por exemplo: revisor de texto,
consultor de língua portuguesa, palestrante (oferecendo constantemente cursos
de aprimoramento e capacitação), redator de matérias especiais e colunas.
A revisão feita por um
profissional graduado em Letras vai muito além de apenas corrigir ortografia,
sintaxe, coesão e coerência textual.
Com base em conhecimentos das
áreas da Linguística (Semiótica, Estilística, Análise do Discurso etc) e Teoria
Literária (retórica) o graduado em Letras pode deixar o texto muito mais
atrativo, estratégico, cativante e persuasivo.
Também atuar como crítico de arte
e entretenimento produzindo resenha sobre livros, programas de TV, peças de
teatro, filmes etc para publicação em cadernos de jornais.
No teatro, cinema e na
teledramaturgia ele pode atuar como um consultor sociolinguísta para tornar os
diálogos mais realistas, principalmente quando o papel representado exige um
sotaque característico de algum país ou região.
É muito importante um revisor de texto, porque as vezes leio certas notícias com alguns erros gravíssimos de Português e tenho certeza que são textos sem revisão.
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