Mas antes alguns conceitos que considero importantes:
Compreender um texto
é apreender o seu sentido, entender o significado da mensagem sem interferir
nas ideias do autor.
Interpretar um texto
é dar vida a um texto, atuando, encenando, recitando, cantando, parodiando etc.
construindo algo a partir dele.
Aprender é captar
uma nova ideia, entendê-la e ser capaz de colocá-la em prática.
Aprender de cor
(i.e: aprender de coração) é captar uma nova ideia, entendê-la, interiorizá-la
e vivenciá-la no cotidiano colocando-a em prática sempre que necessário.
Pensamento
crítico-reflexivo é construir uma nova ideia a partir da apreciação de uma
ideia anterior, negando em parte a ideia anterior e até nossas ideias
preconcebidas. Envolve os conceitos de racionalismo e dialética.
Níveis de leitura, do básico ao mais complexo:
1- Literatura infantil, material didático do ensino
fundamental, publicidade voltada ao grande público;
2- Cadernos e notícias de jornal, matérias de revista de grande
circulação, material didático do ensino médio, literatura infanto-juvenil,
publicidade voltada a nichos de mercado, filmes populares, letra de música
popular;
3- Editorial jornalístico, matérias de revista
especializada, material didático do ensino superior (apostilas), crônicas
jornalísticas, resenhas de filmes ou de livros;
4- Livros sobre filosofia e história da filosofia, peças
teatrais e narrativas voltadas ao grande público, poesia marginal, crônicas
literárias;
5- Peças teatrais, filmes e narrativas para público adulto
com formação superior;
6- Obras filosóficas, publicações científicas;
7- Peças teatrais e narrativas de assunto político,
filosófico ou psicológico; poesia clássica, neoclássica, romântica e parnasiana;
8- Poesia épica (epopeia), contos do gênero fantástico,
romances modernistas e pós-modernos; poesia barroca, simbolista e surrealista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário