domingo, 23 de agosto de 2015

Níveis de leitura (parte 2)



Mas antes alguns conceitos que considero importantes:

Compreender um texto é apreender o seu sentido, entender o significado da mensagem sem interferir nas ideias do autor.

Interpretar um texto é dar vida a um texto, atuando, encenando, recitando, cantando, parodiando etc. construindo algo a partir dele.

Aprender é captar uma nova ideia, entendê-la e ser capaz de colocá-la em prática.

Aprender de cor (i.e: aprender de coração) é captar uma nova ideia, entendê-la, interiorizá-la e vivenciá-la no cotidiano colocando-a em prática sempre que necessário.

Pensamento crítico-reflexivo é construir uma nova ideia a partir da apreciação de uma ideia anterior, negando em parte a ideia anterior e até nossas ideias preconcebidas. Envolve os conceitos de racionalismo e dialética.


Níveis de leitura, do básico ao mais complexo:

1- Literatura infantil, material didático do ensino fundamental, publicidade voltada ao grande público;

2- Cadernos e notícias de jornal, matérias de revista de grande circulação, material didático do ensino médio, literatura infanto-juvenil, publicidade voltada a nichos de mercado, filmes populares, letra de música popular;

3- Editorial jornalístico, matérias de revista especializada, material didático do ensino superior (apostilas), crônicas jornalísticas, resenhas de filmes ou de livros;

4- Livros sobre filosofia e história da filosofia, peças teatrais e narrativas voltadas ao grande público, poesia marginal, crônicas literárias;

5- Peças teatrais, filmes e narrativas para público adulto com formação superior;

6- Obras filosóficas, publicações científicas;

7- Peças teatrais e narrativas de assunto político, filosófico ou psicológico; poesia clássica, neoclássica, romântica e parnasiana;

8- Poesia épica (epopeia), contos do gênero fantástico, romances modernistas e pós-modernos; poesia barroca, simbolista e surrealista.

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