quinta-feira, 14 de abril de 2011

Segunda postagem: O tragicômico


Saudações aos leitores (ora, você de novo?!),

Nesta segunda postagem vou abordar um tema que tem despertado minha curiosidade: a essência da comédia. Afinal, por que a comédia só é possível a partir do sofrimento alheio?

Vou começar parafraseando uma fala de um filme de Woody Allen.

Observação: A paráfrase aqui é o recurso que eu utilizo por não ser capaz de me lembrar da fala exatamente como era. E se eu não fosse acometido pelo mau da preguiça, veria o filme de novo para reproduzir aqui uma citação e não uma paráfrase.

De qualquer modo, no filme intitulado Crimes e Pecados (Crimes and Misdemeanors, 1989), um personagem dizia que a diferença entre a tragédia e a comédia é o tempo. Por exemplo, neste exato momento me parece muito trágico que, às 00h36min, um casal esteja embaixo da minha janela ouvindo funk NA MAIOR ALTURA, a partir de um maldito telefone celular! Mal consigo me concentrar no que estou escrevendo! Porém, amanhã pode ser que essa situação me pareça cômica (será?). Portanto, a passagem do tempo teria a capacidade de transformar as impressões negativas, que sentimos durante um momento trágico, em impressões amenas e até cômicas. O tempo cura!

Mas neste momento me parece impossível rir dessa situação. Eu aqui tentando escrever no aconchego da madrugada e alguém rompe com o silêncio sagrado dessa hora tão deliciosamente solitária. Malditos celulares!

Bom, por hoje chega!!! Amanhã, se meu humor melhorar, haverá mais textos.
(Espero que Woody Allen tenha razão).

2 comentários:

  1. Valeu Renam, gostei da idéia do Blog, desta forma poderei me atualizar melhor sobre as suas idéias atuais, já que não nos encontramos como antigamente. Você deve aparecer mais, estou aguardando!

    ResponderExcluir
  2. Como vai?
    woody allen é muito bom.
    cara, que saudades daquelas conversas filosóficas. Parabens pelo blog
    Abraço

    ResponderExcluir