sábado, 30 de abril de 2011

Brasil e Argentina: Quem vence?

Na postagem anterior, citei a rivalidade entre Brasil e Argentina. Mas o que muitos estrangeiros, com os quais converso, não entendem é que essa rivalidade é quase sempre amigável. Digo “quase sempre” porque em toda regra há exceções.

De qualquer modo, a rivalidade Brasil-Argentina se dá muito mais no campo de futebol. Fora isso, somos povos irmãos, cooperando para o desenvolvimento regional a partir do Mercosul, juntamente com outros hermanos do Continente.

Mas se fôssemos colocar no papel, quem levaria a melhor?

Argentina:
- Melhor doce de leite, melhor alfajor e melhor media luna;
- Melhor bife de chorizo;
- Melhor tango;
- A Argentina tem pista de esqui;
- Melhor IDH comparado ao do Brasil;
- Cinco laureados com o prêmio Nobel;
- Vinte e dois títulos da Liberdadores, contra 14 do Brasil;
- Duas vezes vencedora do Oscar;

Brasil:
- Melhor quindim, melhor cocada e melhor brigadeiro;
- Melhor e mais famoso churrasco do mundo;
- Melhor samba;
- O Brasil tem os dois maiores parques aquáticos da América Latina;
- Maior PIB da América do Sul e 7º maior do mundo;
- Nenhum laureado com o Nobel, mas algumas indicações importantes, dentre as quais: o Marechal Cândido Rondon, os irmãos Villas-Boas (indicação de Claude Levi-Strauss) e o ex-presidente Lula;
- Cinco vezes campeão da Copa do Mundo, contra apenas 2 títulos argentinos, sendo que um deles a Argentina levou jogando em casa;
- Nenhum Oscar, mas vários prêmios em festivais de cinema internacional – que, em minha opinião, são mais respeitáveis e imparciais do que o Oscar;
- Melhor classificação no quadro geral de medalhas na história dos Jogos Olímpicos. O Brasil ocupa a 36ª posição, a Argentina está em 37º;
- E o mais importante (eu já ia me esquecendo): O Brasil é o único país da América do Sul a ter um representante no Street Fighter.


Blanka era o Anderson Silva dos anos 90.


Não importa de quem você goste mais, o que vale é saber valorizar o que há de melhor nessas duas nações. Os argentinos são nossos vizinhos e parceiros comerciais. Culturalmente falando, temos muito em comum e nossos países possuem histórias semelhantes. Meta para o futuro: fortalecer o Mercosul e levá-lo a todos os países da América Latina.

Tanto dentro da América do Sul quanto fora, o Brasil ocupa hoje uma posição privilegiada: de um lado o Mercosul, de outro o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).
E quem liga se o nosso futebol atualmente anda mal das pernas? Ainda podemos tirar sarro dos argentinos dizendo que somos emergentes do BRIC e eles não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário