segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Foto do cometa Leonard, Lua etc

 Fotografias que tirei desde outubro a dezembro; utilizando telefone celular, binóculo e tripé:

Lua cheia, 21 de outubro.












Vídeo: A Lua entre nuvens (18 de novembro). Repare a velocidade com que ela sobe; isto é, a Terra gira na direção leste dando a impressão de que a Lua está subindo. Mesmo em poucos segundos, esse movimento é perceptível ao vivo e também neste vídeo. A Terra gira muito rapidamente!



Júpiter e suas 4 luas galileanas (25 de novembro)













Lua minguante, 30 de novembro.












O cometa Leonard, 26 de dezembro.












Lua minguante, 27 de dezembro.












Foram 3 meses de céu nublado, quase todas as noites. Então minhas observações astronômicas eram raras. Mas felizmente consegui ver o cometa nos dias 26 e 27. Parecia uma bolinha de gelo com uma fumaça ao redor. A localização dele foi confirmada pelo app Stellarium. Pude observar algumas estrelas ao redor do cometa, exatamente na mesma posição que o aplicativo mostrava. Eram estrelas de brilho bem fraco, invisíveis a olho nu. Mas elas não aparecem nessa foto, que foi a melhor que consegui tirar. Considerando a baixa resolução da câmera e o vento, até que é um registro interessante da passagem desse cometa.

Já na foto da Lua minguante (30 de novembro) o detalhe que a câmera não captou é que a metade escura da Lua também estava visível. Em tempo real eu observava a esfera completa, parte iluminada e parte escura. A Lua é sempre uma belíssima visão! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário