Ao analisar uma mensagem [oral, escrita, audiovisual ou não verbal] siga estes passos:
1º - Descarte fake news [Verifique fontes oficiais e sites que desvendam fake news.]
2º- Quem enuncia? [Conheça o histórico de quem enuncia: crenças, ideais e comportamento.];
3º- De onde enuncia? [Conheça a posição social de quem enuncia e o veículo onde ele publica.];
4º- Quem o patrocina? [Conheça quem patrocina o autor e o veículo onde ele publica.];
5º- Para quem enuncia? [Conheça o público-alvo de quem enuncia e do veículo onde ele publica.];
6º- Em qual contexto ele enuncia?
7º- Quais são as suas fontes?
8º- Qual linguagem foi usada e como foi usada?
9º- Qual é a mensagem?
10º - Com que objetivo [intenção] ele enuncia?
Ao seguir os 10 passos nessa ordem, se chega à pergunta final:
11º - E, portanto, qual é o Valor Real da mensagem?
O VR da mensagem pode ser:
* Tipo A [Alienação, algo contra si próprio ou contra seu grupo.].
* Tipo B [Benefício exclusivo de si próprio ou de seu grupo.].
* Tipo C [Criação imaginária, especulativa ou utópica.].
* Tipo D [Defesa de algo pertinente e universal.].
Magnífico. Sempre aprendo algo relevante com esse blog e, principalmente,seu mentor/escritor. 👏
ResponderExcluir