quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Dica de leitura: POESIA!

Sempre digo a todos os meus alunos que a leitura de poesia aprimora muito a nossa capacidade de entendimento de qualquer tipo de texto, aprimora também o pensamento e desenvolve consideravelmente a nossa capacidade de relacionar informações, de ter ideias criativas e articular estruturas linguísticas mais complexas e profundas, além de desenvolver o senso crítico.

Quem já é iniciado na arte de ler, interpretar e analisar poemas, sabe do que estou falando. Mas esta postagem é dedicada especialmente àqueles que querem desenvolver esse tipo de conhecimento. Por isso, listo abaixo alguns autores e obras que considero recomendáveis para inciar essa jornada.

O mais importante é persistir! É claro que no primeiro dia haverá um estranhamento do leitor com esse tipo de texto. Mas continue lendo! Leia o mesmo poema quantas vezes for necessário, mesmo que você ache que o texto não faz sentido ou que você não está entendendo. No segundo dia, após descansar a mente, garanto que será mais fácil digerir as ideias daquele texto. Após 3 meses, provavelmente, você já notará grande melhora na sua capacidade de compreender e analisar textos (de qualquer tipo) no seu dia a dia.

Segue  a lista >

Poesia: autores/obras
Vinícius de Moraes - O operário em construção;
Bertolt Brecht - Se os tubarões fossem homens;
Fernando Pessoa - Mar português;
Charles Baudelaire - Os olhos dos pobres;
Percy Bysshe Shelley - Ozymandias;
Mário Quintana - obra completa;
Gonçalves Dias - obra completa, incluindo I-Juca Pirama;
Augusto dos Anjos - Eu e outras poesias (obra completa);
Castro Alves - obra completa;
Manuel Maria B. du Bocage - obra completa, incluindo poemas satíricos e eróticos;
Fernando Pessoa (heterônio Bernado Soares): Livro do desassossego.

Letras de música
Legião Urbana - Eduardo e Mônica (só para começar);
Cazuza - todas;
Raul Seixas - todas;
John Lennon - todas;
The Smiths - todas.

Por fim, saindo um pouco do campo poético, recomendo uma obra de teatro cheia de mistério, suspense, revelações e surpresas:
Sófocles - Édipo Rei. 

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário