quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Comunicação Social



O que é? Qual sua importância?


A Comunicação Social se divide em cinco grandes áreas:

Rádio e TV – o profissional desta área atua com conhecimentos técnicos e superiores nos meios de comunicação de massa. Ele planeja e opera as telecomunicações auditivas (rádio), visuais (fotografia) e audiovisuais (TV e cinema).

Relações Públicas – o profissional gerencia estrategicamente a imagem de pessoas jurídicas (empresa, instituição, órgão público, ONG etc.) ou pessoas físicas (políticos, artistas, celebridades etc.). Também atua na assessoria de imprensa.

Jornalismo – É responsável por reportagens (notícia), matérias (divulgação, entretenimento etc.) e criação de uma linha editorial. Pode trabalhar na redação, produção, edição e apresentação de programas de rádio e TV. Também atua nos meios impressos (jornal e revista) e internet.

O jornalista é um dos maiores formadores de opinião em qualquer sociedade.

Publicidade e Propaganda – a propaganda (do latim: propagare) é qualquer forma de divulgação de uma ideia ou mensagem, exemplo: a propaganda boca a boca. A publicidade é a propaganda especializada e profissional, feita pelo publicitário em agência de publicidade ou de forma autônoma (free-lance).

Envolve o estudo de ferramentas de marketing e de comunicação. O principal objetivo da publicidade é a persuasão, isto é, pelo argumento estratégico levar alguém à ação. Exemplo: mudar o comportamento do consumidor para que este adote um produto que está sendo lançado no mercado ou mantê-lo fiel a uma marca. Assim sendo, envolve tanto a criação de uma marca quanto estratégias de consolidá-la ou inova-la. O publicitário tem um pouco de marqueteiro, vendedor (no atendimento publicitário), artista (na criação de peças publicitárias) e pesquisador (o profissional de mídia).

A publicidade é cara, mas nenhuma empresa ou marca pode se dar ao luxo de não se preocupar com sua comunicação e imagem.

Internamente, a comunicação feita de modo despreparado, não profissional, além de não atingir seu objetivo, gera graves problemas em uma empresa.

As empresas preocupadas em manter uma boa relação com clientes e público alvo devem constantemente cuidar da sua imagem da qualidade de sua comunicação. A comunicação ineficaz, feita sem estudo prévio, sem um profissional competente, pode manchar para sempre a imagem de uma empresa.

Portanto, economizar com comunicação não é uma boa estratégia. O barato pode sair muito caro.

Comunicação Integrada – é a somatória de todos os ramos da comunicação feita por uma equipe multidisciplinar (exemplo: jornalista, publicitário e relações públicas).


Como o graduado em Letras pode atuar na Comunicação Social?

Não apenas atuar, mas somar!

Por exemplo: revisor de texto, consultor de língua portuguesa, palestrante (oferecendo constantemente cursos de aprimoramento e capacitação), redator de matérias especiais e colunas.

A revisão feita por um profissional graduado em Letras vai muito além de apenas corrigir ortografia, sintaxe, coesão e coerência textual.

Com base em conhecimentos das áreas da Linguística (Semiótica, Estilística, Análise do Discurso etc) e Teoria Literária (retórica) o graduado em Letras pode deixar o texto muito mais atrativo, estratégico, cativante e persuasivo.

Também atuar como crítico de arte e entretenimento produzindo resenha sobre livros, programas de TV, peças de teatro, filmes etc para publicação em cadernos de jornais.

No teatro, cinema e na teledramaturgia ele pode atuar como um consultor sociolinguísta para tornar os diálogos mais realistas, principalmente quando o papel representado exige um sotaque característico de algum país ou região.



Um comentário:

  1. É muito importante um revisor de texto, porque as vezes leio certas notícias com alguns erros gravíssimos de Português e tenho certeza que são textos sem revisão.

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