quinta-feira, 30 de julho de 2015

Níveis de leitura




1- Decodificar as palavras, orações e períodos;

2- Compreender a mensagem central do texto;

3- Compreender a mensagem central e informações explícitas no texto;

4- Compreender a mensagem central, informações explícitas e implícitas, bem como elementos intertextuais explícitos;

5- Compreender todas as ideias apresentadas no texto, bem como sua estrutura, contexto e todos os elementos intertextuais explícitos e implícitos (paródias, estereótipos, arquétipos etc);

6- Compreender todas as ideias apresentadas no texto, bem como sua estrutura, contexto, todos os elementos intertextuais e ser capaz de estabelecer com ele novas relações: comparações, paralelos e dialética com outros textos.

7- Compreender todo o conteúdo do texto, bem como sua estrutura e contexto, sendo capaz de estabelecer novas relações e julgá-lo criticamente: identificar ambiguidades, contradições, falácias, cacofonia etc.

8- Compreender todo o conteúdo do texto, bem como sua estrutura e contexto, sendo capaz de estabelecer novas relações e julgar criticamente, fundamentando argumentos com base lógica em outras ciências como: história, filosofia, teoria literária, psicanálise, psicologia, ciências sociais etc, incluindo outros gêneros textuais e midiáticos.

9- Compreender todo o texto, bem como sua estrutura e contexto, sendo capaz de estabelecer novas relações, julgando criticamente e fundamentando argumentos lógicos com base em outras ciências, incluindo outros gêneros e textuais e midiáticos, e identificar intenções ocultas no discurso.


10- Compreender a totalidade do texto e seus apontamentos possíveis, analisar as intenções ocultas do discurso, bem como a estilística do autor, fundamentando a análise em base científica e filosófica, sendo capaz de gerar novas questões e dúvidas para si como leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário