sábado, 1 de novembro de 2014

A flor-de-lis como símbolo do curso de Letras



Uma análise semiótica:

Alguns modelos da flor-de-lis

As três pétalas superiores representam a tríade que compõe o curso: Linguística, Literatura e Gramática.

1- A pétala do meio é a Literatura (Letras em latim é Litteris). Por sua etimologia é a pétala central. Repare que ela aponta para cima, para o ideal, o elevado.

Sócrates apontando para o alto (o mundo ideal).


2- A pétala da direita é a Gramática, a tradição conservada.

3- A pétala da esquerda é a Linguística, a ciência, a revolução racional e crítica.

O traço horizontal no centro da imagem representa a união entre as três pétalas (Linguística, Literatura e Gramática) como um feixe.

Um feixe (símbolo de união)


Cada pétala tem sua continuidade abaixo do traço horizontal, ou seja, um lado idêntico, porém, oposto. É a representação da Dialética, a antítese de cada pétala, logo, a figura como um todo é uma síntese, representando o equilíbrio. A dialética foi uma das disciplinas curriculares básicas da Antiguidade e Idade Média.

Gramática, Retórica e Dialética entre as 7 Artes Liberais.

Outra análise:

A metade abaixo do traço horizontal também pode representar o caule e a raiz das pétalas, ou seja, a busca pelas fontes do conhecimento, a procura pelas raízes da sabedoria, a investigação do que está oculto (a raiz se esconde embaixo da terra).

Árvore e raiz, Yin Yang: dialética, equilíbrio.


As três pétalas também podem significar os gêneros lírico, narrativo e dramático. Ou ainda: descrição, dissertação e narração.

A coruja como símbolo de Letras representa a docência, a sabedoria, a curiosidade e o mistério. Como Licenciatura, divide a coruja com outras licenciaturas: Filosofia e Pedagogia.






Comentário meu adicionado em 30/05/2020
Em 2017 a página Língua Portuguesa do Facebook usou minha análise das pétalas e outras informações deste blog sem dar o devido crédito:


"As três pétalas superiores representam a tríade..." (plágio da minha análise)















Vejam que minha postagem é de 2014. A postagem da página Língua Portuguesa é de 2017 e não cita meu blog. Essa análise das pétalas e seus significados no curso de Letras não existiam antes. Em 2014 eu procurei na internet e não achei nenhuma explicação para a flor-de-lis ser o símbolo do curso de Letras. Então, criei minha própria explicação, com base em simbologia e semiótica. Desde então, essa explicação tem sido usada, por alguns, sem dar o devido crédito a este blog. Não é uma coincidência de palavras, usam exatamente as mesmas palavras que eu usei. E quais as probabilidades matemáticas de eles chegarem à mesma análise de significados das pétalas e com as mesmas palavras que eu usei?  É plágio constatado e comprovado!

Dito isso, só me basta ficar feliz por essa postagem ter feito tanto sucesso, com mais de 60 mil visualizações. Para um tema tão específico e sem apelo, é uma vitória.

Devido ao sucesso da postagem de 2014, fiz outra sobre a flor-de-lis em 2015:

http://interludico.blogspot.com/2015/01/a-flor-de-lis.html

28 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As informações provêm de uma análise semiótica que eu mesmo fiz. Também usei alguns conhecimentos em simbologia.

      Você pode ler mais sobre a flor-de-lis nesta outra postagem:
      http://interludico.blogspot.com.br/2015/01/a-flor-de-lis.html

      Excluir
    2. ESSE BLOG COM ESSA EXPLICAÇÃO SOBRE O SIMBOLO FLOR DE LIS PARA OS LETRÓLOGOS É MUITO VÁLIDA AGRADEÇO PELA PESQUISA E SEMPRE QUE EU FOR DIVILGAR ALGO SOBRE ESSA SIMBOLOGIA IREI MENCIONÁ-LA. PARABÉNS. SOU ESTUDANTE DE LETRAS E ISSO ACRESCENTARÁ EM MUITO EM MEUS CONHECIMENTOS.

      Excluir
  2. Gostei, foi bem esclarecedor! Estudo Letras e nunca tinha atentado para esse símbolo, e agora posso explicar para quem perguntar rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito. Pretendo cursar letras na faculdade e quis saber qual o símbolo do curso pois ouvia minhas amigas dizerem os dela e eu não sabia o de letras

    ResponderExcluir
  4. olhem isso povo da LETRAS...muito interessante. Achava que era só a coruja o símbolo do curso de letras, mas descobri que ela é o símbolo tbm da filosofia e da pedagogia. Mas temos a FLOR DE LIS como símbolo tbm e a explicação é muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Renan!!! Gostaria de citar o seu blog, mas preciso do seu nome completo, pois pretendo seguir as normas da ABNT.

    Obrigada,
    Andréia

    ResponderExcluir
  6. MUITO INTERESSANTE, ESTUDO LETRAS E NEM SABIA DA EXISTENCIA DESSE SIMBOLO.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o Post, Sabe me dizer que fonte é usada na escrita letras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se se refere à escrita "Letras" junto à imagem da coruja, não sei a fonte/tipo de letra.

      Excluir
  8. Olá! Renan, vc sabe dizer se o símbolo oficial do curso de pedagogia é o caduceu de Hermes com a flor de lis?

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela informação Renan adorei, também sou estudante de letras espanhol não sabia sobre o significado amei..

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o post!
    Só faltou falar sobre a cor do curso

    ResponderExcluir
  11. Amei!!! Muito esclarecedor!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, de verdade, estudo letras e também não sabia o porquê de ser a flor-de-lis o símbolo de letras... 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
  13. Olá, boa noite, eu gostaria de saber onde foi sua pesquisa sobre o significado da Flor de Liz. Aguardando ansiosamente a resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram muitas fontes de pesquisa desde antes de estudar Letras, mas o resultado aqui apresentado são de uma análise semiótica minha. O conteúdo é original. Pode-se aplicar o mesmo modelo de análise a bandeiras, por exemplo. O número (de pétalas em uma flor ou pontas de uma estrela) é sempre um objeto importante nas análises. A História, o uso das cores, a filosofia, as tradições, dentre outras coisas determinam o significado de um símbolo.

      Excluir
  14. Amei. Muito forte, só precisamos ser melhores vistos. Poucas pessoas dão importância ao curso de Letras. Que apaixonante.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito! Legal saber sobre o símbolo. Realmente apaixonante!

    ResponderExcluir
  16. Sou formada em letras,é um curso apaixonante. Não foi uma escolha, acredito que nasci predestinada a amar tudo que envolve letras. AMO.

    ResponderExcluir
  17. MUITO BOM ARTIGO, ESTOU FAZENDO O CURSO DE LETRAS E ESSA CURIOSIDADE ME FOI MUITO ÚTIL, SEMPRE QUE EU FOR MENCIONAR ALGO VOU CITAR A SUA AUTORIA PARABÉNS E OBRIGADO

    ResponderExcluir