quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Simbologia em O irlandês



O irlandês é um um filme produzido pela Netflix e lançado em 2019; estrelado por Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci; com direção de Martin Scorsese. O roteiro, escrito a partir do livro I heard you paint houses, é baseado numa história real.

Segue abaixo minha análise sobre aspectos simbólicos do filme.



Alerta de spoiler: leia após assistir ao filme. 




PINTAR CASAS – Quando Jimmy, ao telefone com Frank, diz: "Eu soube que você pinta casas" ele está usando uma linguagem em código, para o caso de o telefone estar grampeado. "Pintar casas" faz referência aos respingos vermelhos de sangue, que ficavam nas paredes das casas após um assassinato por arma de fogo. Quando Jimmy diz isso ao Frank, ele está querendo dizer: "Eu soube que você mata pessoas". A primeira função de Frank ao aceitar trabalhar para Jimmy seria a de guarda-costas. E isso incluía serviços sujos (assassinatos).


TRAÇAR A ROTA NO MAPA – Em dois momentos do filme, a narrativa mostra Frank traçando a rota que seguiriam de carro até o local do casamento. A ênfase que se dá a isso tem uma explicação simples. O mapa e o fato de estarem em um casamento eram os álibis de que precisavam para não estarem conectados ao local onde Jimmy Hoffa foi visto pela última vez.


ÓCULOS ESCUROS – Chegando ao aeroporto, quando ainda estão no carro, Russell Bufalino pede a Frank que lhe dê os seus óculos escuros. Frank os retira e entrega ao amigo, antes de subir no avião. Ao retornar da viagem, Frank entra no carro e Russel devolve os óculos dele. Talvez isso seja um sinal de que Frank precisaria mais dos óculos após cumprir a tarefa que lhe fora imposta, pois, após essa tarefa, ele estaria de luto.


PEIXE NO CARRO – O filho adotivo de Jimmy Hoffa transportou um peixe em seu carro, uma encomenda que ele ficara incumbido, e a fez sem ao menos saber que peixe era. Ele não perguntou, nem se interessou, simplesmente fez o que deveria fazer: levar o peixe. Num momento tenso da trama, os diálogos sobre esse fato trazem um tom meio cômico à cena, mas também são uma metáfora de como as coisas funcionam na máfia. Ou seja, você não faz perguntas, não se incomoda, apenas faz o que lhe mandaram fazer, mesmo que seja a contragosto. E isso é a definição de como Frank se sentia em relação à ordem que estava prestes a cumprir.


“É O QUE É” – Uma fala que aparece em mais de um momento do filme. Na cena em que Frank, a serviço da máfia, diz a Jimmy Hoffa: "É o que é" ele está, a contragosto, entregando um recado definitivo da máfia ao ex-líder sindical. 

"É o que é" equivale a dizer, de modo gentil, que: "Seu tempo já passou, você já era, esqueça isso, conforme-se com o que tem." Assim, a máfia estava dizendo a Jimmy Hoffa que seu tempo como presidente do sindicato mais poderoso da América havia acabado e que isso não tinha volta e não era para ele insistir, essa discussão se encerrava ali.


Simbolicamente, essa sentença de caráter irremediável também faz referência ao envelhecimento, à passagem do tempo, à efemeridade – uma questão central nesta narrativa. 


CAIXÃO VERDE – De todos os caixões que Frank vê na loja, ele escolhe para si aquele de cor verde. Talvez por ser uma cor que representa, simbolicamente, a Irlanda. Ou ainda, o faz lembrar do exército. Frank admitiu que viveu momentos de medo da morte enquanto estava na guerra. O verde, portanto, pode representar a morte para ele, mas agora num momento em que ele a deseja, pois está velho, completamente só num asilo, sem contato com sua família e sem amigos.


PORTA MEIO ABERTA – Na última cena, após suas orações, Frank pede um favor ao padre, antes que este saia do quarto e deixe Frank sozinho. Ele pede que o padre deixe a porta meio aberta, ou seja, que não a feche completamente. Frank tinha esperanças de rever suas filhas, receber o perdão delas e reatar laços com elas. Frank também ansiava pela morte, já que, sem suas filhas por perto, sua vida se tornara solitária e sem sentido. Portanto, deixar a porta meio aberta simboliza uma esperança  de receber a visita de suas filhas ou a visita da morte, pondo fim à sua dor.





Frank Sheeran - interpretado por Robert De Niro












Joe Pesci interpretando Russell Bufalino 

Al Pacino interpretando Jimmy Hoffa






Nenhum comentário:

Postar um comentário