Competências
avaliadas na redação:
I-
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
II-
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo.
III-
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV-
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação.
V-
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores
humanos e considerando a diversidade sociocultural.
A
matriz tem um aspecto inovador no que se refere ao texto
dissertativo-argumentativo: além de solicitar um ponto de vista da parte do
autor, prerrogativa desse tipo textual, também requer a elaboração de uma
proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos (competência V).
A
redação é corrigida e avaliada por dois corretores, profissionais da área de Letras. Para o cálculo da nota, soma-se
a pontuação atribuída pelo corretor em cada competência, e divide-se o total
por 5. O mesmo é feito com referência ao segundo corretor. Cada corretor
desconhece a nota atribuída pelo outro corretor, sendo a nota final a média
aritmética das duas notas obtidas. No caso de discrepância igual ou maior do
que 300 pontos, haverá outra correção por um professor supervisor. Essa
terceira nota é a que prevalecerá. A terceira correção configura-se como um
recurso de ofício.
A nota
zero na redação poderá ser atribuída ao participante nas seguintes
situações:
Apresenta texto em branco - B (em branco)
Apresenta texto com até 7 linhas (não incluindo
título) - I (insuficiente)
Apresenta texto em que haja a intenção clara do autor
em anular a redação ou texto que desconsidera a competência V (fere
explicitamente os direitos humanos) - N (nulo)
Apresenta
texto que não desenvolve a proposta de redação, considerando-se a competência
II (desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual - F (fuga ao
tema/ não atendimento ao tipo textual)
Por
fim, vale lembrar:
Apenas as redações adequadamente transcritas na Folha
de Redação são corrigidas.
A redação deve ser transcrita para a Folha de Redação
com caneta esferográfica de tinta preta.
Para ser corrigida, a redação deve ter o mínimo de 8
linhas.
O rascunho e as marcações assinaladas nos Cadernos de
Questões não são considerados para fins de correção da redação.
Na redação corrigida, não há necessidade de título.
Caso o participante inclua título, este não será computado como linha
efetivamente escrita para o mínimo de 7 linhas.
As rasuras devem ser evitadas. Caso ocorram, basta
passar um traço no trecho inadequado e dar continuidade ao texto.
A
proposta de redação apresenta textos motivadores que não devem ser copiados no texto produzido.
Fonte:
Ministério da Educação, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário