sábado, 3 de janeiro de 2015

Um pouco da história do heavy metal


Os solos de guitarra se tornaram tão comerciais que atualmente qualquer gênero musical pode ter o solo "pesado" de uma guitarra distorcida, como já é comum encontrar no sertanejo e até no gospel. Todavia, esse tipo de som ainda é reconhecido como símbolo do rock e do heavy metal. Isso se deve tanto às inovações musicais e influência que o rock promoveu quanto à evolução de instrumentos, efeitos de gravação em estúdio, pedais e amplificadores.

A "evolução" da guitarra:

Lira, cítara indiana, alaúde, violão e guitarra elétrica.













Um pouco da história do heavy metal

ANTECEDENTES DO ROCK
Muddy Waters (EUA) levou o blues do Mississipi para Chicago e foi um dos pioneiros do blues elétrico (tocado com guitarra elétrica). Este gênero foi o precursor do rock.

ROCK AND ROLL - DÉCADA DE 1950
Chuck Berry (EUA) foi um dos principais criadores do rock n’ roll. Elvis Presley levou a música dos negros americanos para a TV abrindo caminho para vários artistas que antes não apareciam devido à segregação racial, mas foi Berry quem deu à guitarra o som do rock. A canção "Johnny B. Goode" é um de seus maiores sucessos.

DÉCADA DE 1960
The Beatles (Inglaterra): É impossível resumir aqui a revolução musical e comportamental que os Beatles promoveram. Eles foram a principal influência dos músicos de sua geração e também de artistas posteriores. Além da grande qualidade musical, inovaram ao fundir o rock a outros gêneros musicais.

Casualmente os Beatles também contribuíram para a criação do heavy metal. Por exemplo, a canção “I Feel Fine” (1964) foi a primeira gravação a trazer intencionalmente um efeito de feedback. Pode-se notar também uma evolução cronológica no peso das guitarras. Exemplos: “Day Tripper” (1965), “Taxman” (1966), “Rain” (1966), “Revolution (versão do single)” (1968), “Yer Blues” (1968), “I Want You (She’s So Heavy)” (1969).

A canção “You Really Got Me” (1964) da banda The Kinks (Inglaterra) talvez tenha sido o som mais pesado da primeira metade da década de 1960. Isso não se deveu tanto a efeitos de amplificadores ou pedais, mas ao modo de tocar a guitarra. Ainda assim, a canção não tem a agressividade sonora do heavy metal, ela soa mais como o típico rock pop dos anos 60, apesar da guitarra ser mais distorcida que o usual.

The Rolling Stones (Inglaterra): Na atitude e no som este grupo inglês teve importante influência no cenário musical da época. O riff de guitarra em “I Can’t Get No (Satisfaction)” (1965) tornou-se um clássico, talvez o riff mais reconhecido da história do rock.

The Who (Inglaterra): Este grupo se destacou principalmente por sua energia no palco. Algumas vezes as apresentações ao vivo terminavam com um quebra-quebra de instrumentos, geralmente ao som de “My Generation” (lançada originalmente em dezembro de 1965).

Cream (Inglaterra): O power trio britânico tinha nada menos que Eric Clapton como guitarrista. A canção “Sunshine of Your Love” (1967 - 1968) já traz características de um proto heavy metal.

Jimi Hendrix (EUA): O uso de pedais de efeito e a maneira peculiar de tocar acordes pesados e longos solos distorcidos deu a Hendrix o status de lenda. O som de sua guitarra pouco se diferenciava do que viria a ser o heavy metal, mas sua música estava mais voltada à sonoridade do rock psicodélico e do blues.

A canção “Born to be Wild” (1968) da banda Steppenwolf (Canadá/EUA) é a primeira a trazer a expressão “heavy metal” em sua letra. Além disso, é um clássico do rock dos anos 60, muito associado ao motociclismo e à sensação de liberdade.

Helter Skelter” (1968) dos Beatles é considera a primeira música a realmente fazer o som do heavy metal. Isto não apenas pelas guitarras distorcidas, mas também pelo som marcante do baixo, a batida forte da bateria e o vocal rasgado. Uma catarse de barulho e agressividade sonora, uma marca registrada do gênero.

DÉCADA DE 1970 – A TRINDADE DO ROCK PESADO
Led Zeppelin (Inglaterra): O vocal agudo e os longos solos de guitarra são algumas das principais contribuições deste grupo para a definição do heavy metal.

Deep Purple (Inglaterra): A partir daí os gritos super estridentes se tornaram uma marca registrada do rock.

Black Sabbath (Inglaterra): grupo formado por Ozzy Osbourne, uma lenda viva do gênero. A principal característica da banda era a música lenta e arrastada, o som grave da guitarra e as letras que traziam temas de protesto e ocultistas (inspirados em filmes de terror). Com isso o heavy metal passou a ter uma cor oficial: o preto.

DE 1970 A 1980 – SUBDIVISÕES DO “ROCK PAULEIRA”
Hard rock progressivo – Rush (Canadá).

Punk rock – Sex Pistols (Inglaterra), Ramones (EUA) etc.

Metal – Kiss (EUA), e mais tarde Iron Maiden (Inglaterra), Metallica (EUA) etc.

Hard rock – Aerosmith (EUA), Queen (Inglaterra), AC/DC (Austrália) e mais tarde Guns n’ Roses (EUA) etc.

DÉCADA DE 1990 – VALE MENCIONAR:
Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains e outras bandas que sob o termo genérico do grunge trouxeram ainda mais barulho e liberdade à criação musical.

Chuck Berry - "pai do rock"





















Paul McCartney e John Lennon (Beatles) - foto de 1967













Jimi Hendrix




















Jimmy Page e Robert Plant (Led Zeppelin)




















Black Sabbath


















Kurt Cobain (Nirvana)






















O que é um som "pesado"?
"Ticket to Ride" (1965), canção dos Beatles, era considerada pesada no ano de seu lançamento. O som da banda Pink Floyd era considerado barulhento, alto e pesado quando surgiu em 1967. "A Cavalgada das Valquírias" do compositor alemão Wagner (séc. XIX) poderia ser considerada um som pesado para a sua época?

Todas essas definições sobre "som pesado" são relativas ao tempo, logo, não absolutas.

Mas afinal, o que é heavy metal?
Apesar dos preconceitos, "mitos" e estereótipos, o heavy metal é apenas um subgênero do rock, apenas a idealização de um estilo musical, o nome genérico de um tipo de som e nada mais do que isso. Não se trata de uma doutrina, filosofia ou apologia a qualquer coisa que seja. É apenas som, música, arte, e nada além disso. Que fique bem claro: o heavy metal não é uma religião! Seus fãs incluem católicos, protestantes, budistas, muçulmanos, judeus, ateus, agnósticos... São fãs de um estilo musical, pessoas diferentes que curtem um mesmo tipo de som, mas cada indivíduo tem seu próprio jeito de pensar e levar a vida.

Não se pode definir com exatidão quando ele nasceu ou quem o criou. Atualmente, não dá mais para simplesmente tomar por base a idealização de "som pesado" para dizer o que é e o que não é heavy metal, porque "pesado" é uma variável que depende de um contexto temporal e cultural. Só se pode falar em "agressividade musical" e "som pesado" num contexto cronológico, porque aí é possível fazer comparações, caso contrário qualquer definição é vaga.

O que se pode afirmar com certeza é que esse gênero, assim como o rock, requer muito treinamento musical, ou seja, muito estudo, disciplina e dedicação de quem pretende tocar um instrumento.

Talvez possa ser definido como uma catarse musical de inconformidade com o mundo dos homens. É na arte que o homem expressa todos os seus sentimentos, incluindo a dor, a raiva, a revolta e o medo. O rock (e seus subgêneros) é um estilo musical para ser curtido, mas também para inspirar reflexões. 

Bem lá no fundo, o heavy metal é apenas uma brincadeira feita para divertir alguns e assustar outros, um jogo provocativo de combate a estereótipos, superstições e preconceitos.

Marty Mcfly tocando Johnny B. Goode (cena do filme "De Volta para o Futuro"):
 

Um comentário: