Relato presencial sobre a destruição de Pompeia pelo vulcão
Plínio, o Jovem - político e escritor romano foi testemunha ocular da erupção do Vesúvio, o vulcão que destruiu as cidades de Pompeia e Herculano no ano 79.
Plínio assistiu a tudo de uma cidade bem próxima a Pompeia.
A seguir você está prestes a ler os trechos mais interessantes das cartas de Plínio relatando em detalhes a catástrofe.
"por volta da hora sétima (12h), minha mãe lhe mostra o surgimento de uma nuvem de inusitado aspecto e tamanho"
"Uma nuvem surgia – aos que observavam de longe era incerto saber de qual monte; posteriormente soube-se ter sido o Vesúvio – cuja semelhança e forma reproduzia mais um pinheiro"
"Já caía cinza sobre os barcos, mais quente e mais densa quanto mais se aproximavam; já também pedras-pomes"
"em muitos lugares reluziam as chamas larguíssimas e os fogos altos do monte Vesúvio, cujo fulgor e claridade se intensificavam pela escuridão da noite"
"Ao ar livre, por sua vez, temia-se a queda de pedras-pomes, apesar de leves e porosas; [...] Colocavam-se travesseiros sobre as cabeças, amarrando-os com lenços; esta foi a proteção contra o que caía"
"o prenúncio das chamas, o cheiro de enxofre põe os outros em fuga"
"grande e real era o medo da destruição"
"Então finalmente pareceu-nos oportuno abandonar a cidade"
"víamos que o mar se recolhia em si mesmo e como que se apartava do tremor da terra. Certamente a praia avançara, e retinha muitos animais do mar nas areias secas. Do outro lado, uma nuvem escura e medonha [...] longas formas de chamas eram semelhantes e maiores que relâmpagos"
"Não muito depois, aquela nuvem desceu sobre as terras, cobriu os mares; cercara e escondera a ilha de Capri"
"Então minha mãe ordenou que eu, de algum modo, fugisse para algum lugar; que um jovem poderia, que ela, pesada [...], morreria [...] Eu, por minha vez, não me salvaria se não junto dela; em seguida, tendo tomado-lhe a mão, forço-a a avançar. Ela obedece penosamente e se culpa de me atrasar"
"Olho para trás: uma treva densa ameaçava-nos às nossas costas e nos seguia como se derramando torrentes pela terra. 'Desviemo-nos', disse eu, enquanto vemos, 'para que não sejamos massacrados no caminho pela multidão que nos acompanha na escuridão' "
"Ouvirias os gritos das mulheres, os choros das crianças, os clamores dos homens; pela voz buscavam, pela voz reconheciam uns os pais, outros os filhos, outros os cônjuges; estes lamentavam sua sorte, aqueles a dos seus; havia os que suplicavam a morte por medo da morte"
"Novamente trevas, novamente cinzas, muitas e espessas. A estas, nós as sacudíamos levantando-nos continuamente; de outro modo ficaríamos cobertos e inclusive esmagados pelo peso"
"Finalmente, uma vez atenuada aquela treva, dissipou-se como que em fumaça ou névoa: logo fez-se dia verdadeiro; o sol também brilhou, lívido, contudo, como quando se eclipsa. Aos nossos olhos ainda trepidantes, apresentavam-se todas as coisas transformadas e ocultas por uma espessa cinza como se por neve."
FURLAN, Mauri (tradutor), PLÍNIO: Livro VI, cartas 16 e 20. Universidade Federal de Santa Catarina, 2020.
Texto completo no link:
https://www.researchgate.net/publication/338612321_-_Da_erupcao_do_Vesuvio_-_Epistulae_ad_Tacitum_VI_16_20_Cartas_a_Tacito_VI_16_20
|
Vítimas reais preservadas em Pompeia. |
|
Pompeia hoje (Vesúvio ao fundo): sítio arqueológico com visitações. |
Curiosidade sobre os gladiadores do Império Romano e o Coliseu:
As lutas entre gladiadores raramente acabavam em morte. Geralmente elas terminavam em submissão.
Fonte: National Geographic, Tesouros Perdidos de Roma, 2ª temporada, episódio 1.
O Coliseu era palco não só de lutas entre gladiadores, mas também caçadas a animais e até batalhas navais.
|
Cena do filme Gladiador |
Curiosidades sobre o filme Gladiador (2000):
O imperador Marcus Aurelius escreveu máximas da filosofia estoica. Sua obra mais famosa é intitulada Meditações.
Commodus, seu filho, realmente lutou na arena do Coliseu. E não foi só uma vez. Ele travou vários duelos e nunca perdeu, o que aponta para favoritismo e lutas combinadas.
Mais fotos e curiosidades sobre Pompeia no link:
https://interludico.blogspot.com/2024/02/pompeia-vulcao.html