domingo, 26 de novembro de 2023

Arte do Antigo Egito

Localização do Egito



















No mapa físico, o Egito é um país transcontinental, estando parte no continente africano e parte na Ásia. No aspecto cultural, ele faz parte do Oriente Médio. Seu nome oficial é República Árabe do Egito. 


A arte

A arte do Egito tem uma história de quase 5 mil anos e é destaque principalmente pela beleza arquitetônica de suas necrópoles, pirâmides, esfinges, templos e seus desenhos, pinturas, textos hieróglifos e esculturas. Também as mesquitas, a arquitetura islâmica medieval, as igrejas cristãs do bairro copta, entre várias outras coisas que fazem do Egito um museu de arte a céu aberto e um destino turístico inigualável. 

A seguir alguns exemplos [imagens da internet]


Nas proximidades da capital Cairo...

Em Gizé [Giza]: As 3 grandes pirâmides e a mais famosa esfinge.

A pirâmide de Quéops [à direita] tem 139 metros.
Para comparação, um prédio de 10 andares tem 30 metros.







Esfinge de Gizé









Em Sakkara [Saqqara] a "pirâmide escalonada". 

Pirâmide de Djoser [2.648 antes de Cristo]



Sakkara é uma das primeiras necrópoles [complexo de tumbas] do Egito antigo. Lá há várias construções subterrâneas com seus túmulos disponíveis à visitação. Um exemplo é o incrível Serapeum:



Em Memphis, um museu a céu aberto e uma estátua gigante do faraó Ramsés II.










Em Dahshur, a "pirâmide curvada" e a Pirâmide Vermelha:
Pirâmide Vermelha - 105 metros







Todas essas pirâmides citadas aqui são abertas à visitação, por fora e por dentro delas.


Na capital...

O Cairo islâmico, o Cairo copta (bairro cristão) e o Cairo moderno.


Mesquita do Sultão Hassan






Vista da Torre do Cairo, com o rio Nilo ao fundo.














Ao sul, a cidade de Luxor, com seus enormes templos...

Templo de Karnak











Templo Hatshepsut








O Vale dos Reis e o Vale das Rainhas, com seus longos corredores decorados que levam a câmaras e a túmulos de faraós repletos de pinturas e escrituras.

Tumba do faraó-menino Tutancâmon











Por incrível que pareça, a tumba de Tutancâmon é a menos decorada no Vale dos Reis. Há tumbas muito mais bonitas do que essa, com pinturas de tirar o fôlego.


Mais ao sul, nas proximidades de Aswan...

Templo de Abu Simbel









Templo de Philae em sua ilha










No Egito existem mais de 10 templos antigos que são destinos turísticos; além dos museus, onde há múmias e objetos recuperados dos sarcófagos. O Grand Egyptian Museum está para ser inaugurado e será o maior museu arqueológico do mundo, totalmente dedicado à civilização egípcia.


Ao norte, banhada pelo mar Mediterrâneo, a cidade de Alexandria, com sua biblioteca moderna, no local onde ficava a histórica biblioteca que preservava incontáveis tesouros literários de vários povos:

A cidade de Alexandria, fundada por Alexandre Magno









Belezas naturais também são muitas, incluindo praias e o deserto do Saara...

A leste, o monte Sinai e a oeste o Deserto Branco:

White Desert - disponível à visitação e acampamento










Vídeo do documentário Cosmos, de Carl Sagan. O professor e astrônomo explica como no Egito antigo a forma e o tamanho da circunferência da Terra já eram conhecidos... Por um cálculo tão simples quanto genial!



Dica de leitura: A Pedra da Luz: Nefer, o Silencioso




Informações turísticas 

É seguro visitar o Egito! Muito seguro! E o turista é bem tratado! 

Lembre-se de respeitar a cultura local. O Egito é um país muçulmano. Pode-se usar biquíni nas praias, mas fio-dental não é recomendável. Se for visitar uma mesquita, pernas e ombros devem ser cobertos.

Moeda: a Libra Egípcia vale 0,25 de Real atualmente. Saindo do Brasil, leve Dólar e Euro, ambos são aceitos para a troca. Mas no aeroporto será preciso usar dólar, caso ainda não tenha o visto.

Idioma oficial: árabe, mas o inglês é falado pelos comerciantes e pessoas ligadas ao turismo. Muitas vezes o espanhol também é falado.

Visto: pode ser feito durante o voo no avião, preenchendo um formulário que será entregue pelos tripulantes. No aeroporto será cobrada uma taxa de 25 dólares. Dica: leve dólar trocado e em cédulas novas.

Vacinas: para brasileiros, há exigência do Certificado Internacional para febre amarela. Consulte o site do SUS.

Água: beber apenas a água mineral engarrafada, evitar alimentos crus [saladas, por ex.] e evitar frutas com casca. 

Comida: evitar alimentos com muita pimenta se você for sensível. A comida egípcia é deliciosa e muito elogiada em todo o mundo. Mas vá se acostumando aos poucos. Comece com pães e pastas, depois o faláfel, o arroz e enfim o churrasco egípcio: kebab, com kafta bovina e frango. Lembrando que a alimentação é bem pessoal, cada pessoa tem suas preferências e níveis de adaptação.

Como tratam os turistas: muitos serviços e produtos são oferecidos ao turista pelo povo local, com grande simpatia, mas demasiada insistência! Dica: dê conversa apenas se realmente estiver muito interessado! Caso não queira, ignore ou diga "La, shukran" - isto é: "Não, obrigado" - e siga seu rumo sem olhar para trás.

RESUMO: É um país seguro com ótima comida, muitas atrações e um povo acolhedor! Mas como em toda viagem, informe-se sobre o destino e planeje antecipadamente. Assim poderá curtir muito mais a experiência!

Informe-se sobre o clima. Dependendo da estação, pode fazer muito frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário