quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Observação astronômica amadora

 Todas as fotos a seguir (exceto uma) são autorais e foram tiradas com:

- Celular 16 megapixels (aparelho fraco para captar a luz de estrelas e planetas);
- Binóculo 25x70 (aparelho muito bom para observação astronômica e terrestre).

 

Plêiades 

As Plêiades são um aglomerado estelar. A partir das 3 e 4h da manhã, nesta época do ano, estão visíveis na direção nordeste. Há muitas citações literárias sobre esse grupo de estrelas; desde hindus, romanos, persas, hebreus etc. Os gregos antigos usavam as Plêiades como exame de vista. A olho nu elas têm brilho fraco; formam um pequeno triângulo no céu apontando para a direita (leste). 


Conjunção:

Conjunção: Lua crescente e planeta Vênus, com binóculo



O planeta Vênus, no dia da conjunção.

Vênus é um planeta com altas temperaturas; com muitas nuvens, efeito estufa, chuva ácida e vulcões. Talvez por isso seja tão brilhante, mas não tem a aparência de um planeta quando visto por binóculo. Parece algo incandescente, como uma estrela. 

Já o planeta Júpiter revela um formato esférico perfeito quando visto por binóculo. Já postei aqui no blog fotos e vídeos dele, incluindo suas 4 principais luas. Procurem nas minhas postagens anteriores.


Saturno:


Saturno e seu anel (foto da internet)

Todos os dias vejo Saturno exatamente assim pelo binóculo, mas fotografar é complicado. Seria necessário uma câmera melhor do que a de um celular.


Lua cheia em 23 de julho.


Não é a melhor foto da lua que já consegui tirar, mas acho que ainda não tinha postado essa. As crateras são melhores de serem vistas quando há sombras na lua, o que não é o caso dessa foto porque ela estava totalmente cheia.


Dicas de vídeos científicos


O significado desta mensagem binária:



O paradoxo de Fermi e o Grande Filtro, apresentados de modo didático (muito fácil):



A equação de Drake, muito bem apresentada neste vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário