sexta-feira, 9 de julho de 2021

Planets through binoculars

 Planetas, estrelas e a lua vistos por binóculos


1- Mercúrio: planeta pequeno em relação a Vênus. É o mais próximo do sol. Nesta foto ele é a esfera vermelha. Ao seu lado direito, apareceu uma estrela.

Mercúrio e uma estrela (Mercury and a star) 


2- Vênus: é o segundo planeta mais próximo do sol. Tem quase o mesmo tamanho da Terra e é o planeta mais próximo a nós. Por isso, quando visível, tem um brilho muito forte, parecendo uma estrela. 

Vênus (Venus)



3- Marte: planeta muito menor do que Vênus e mais distante. Por isso aparece como um pontinho, mas é possível notar a sua cor avermelhada, que fica mais nítida ao vivo do que nesta foto.

Marte (Mars)



4- Júpiter: o maior planeta do nosso sistema solar. Sempre aparece rodeado de suas luas, invisíveis a olho nu. Com bons binóculos é possível ver até quatro luas de Júpiter. Nesta foto, três luas estão visíveis. A cada noite as luas de Júpiter estão em posição diferente.

Júpiter e suas luas (Jupiter and its moons)



5- Saturno: Ainda não consegui tirar uma boa foto de Saturno. Os seus famosos anéis são visíveis, apesar de a imagem ser bem pequena, mas em fotografia de celular a qualidade é muito reduzida em comparação à visão real. 

Saturno (Saturn)



Obs: Urano também é visível, mas só o vi uma vez e não fotografei. É um planeta muito distante e, mesmo com binóculo, não consegui ver sua cor azulada ou esverdeada. Mas ver Urano é uma experiência muito recente para mim. Talvez com o tempo eu consiga uma melhor visão desse planeta e até fotografá-lo.


6- Estrelas invisíveis a olho nu em centros urbanos. Segue uma foto que consegui tirar da Nebulosa de Órion, um berçário de novas estrelas que se formam a partir da poeira cósmica. 

Estrelas (stars) da Nebulosa de Órion (Orion Nebula)


Dica: se você tem bons binóculos, procure por aglomerados de estrelas. É uma visão sensacional, muito melhor do que nessa foto. Eu gostaria de fotografar o aglomerado estelar de Plêiades, que é lindo! Ou todas aquelas estrelas invisíveis que, com binóculo, aparecem ao lado direito do Cruzeiro do Sul; sendo uma das visões mais bonitas do céu noturno.


7- A lua: nesta foto ela está começando a sair da fase cheia. Com binóculos é possível notar, a cada fase da lua, crateras em diferentes lugares de sua superfície.

Lua (Moon)



Equipamento (equipment):

Tripé (tripod);
Binóculo (binoculars) 25x70;
Telefone celular (cell phone camera) 16 megapixels; 
Adaptador de celular para binóculos (cell phone adapter for binoculars).

2 comentários: