sexta-feira, 4 de junho de 2021

Revisão de conceito

Apresentarei aqui uma revisão de um conceito tradicional que julgo necessária e pertinente em seu campo de pesquisa. Como especialista e estudioso da linguagem, faz parte de minha alçada revisar palavras, termos, conceitos e definições [i.e: significantes e significados].

 

O termo geoide

 

A denominação de geoide para classificar o formato do planeta Terra não faz sentido em si mesma. “Geo” significa “Terra” em grego. Então, responder à questão “Qual é o formato da Terra?” com a resposta “Geoide” equivale a dizer que “O formato da Terra é o formato da Terra”, o que é uma falácia redundante e em nada ajuda a descrever o formato da Terra.

Segundo a definição da International Astronomical Union [IAU], um planeta é um corpo que orbita uma estrela, é grande o suficiente para que sua própria gravidade o deixe com forma redonda.

A Terra é um planeta. Logo, a forma da Terra é redonda, ou pensando em 3 dimensões, esférica.

Dizer que ela é esférica não é o mesmo que dizer que é uma esfera. Uma esfera é perfeita em proporções. Já “esférica” significa “forma esférica”, ou seja, lembrando uma esfera.

Portanto, a forma da Terra e de qualquer planeta é esférica. Ou ainda, podemos dizer que a Terra é esférica com achatamento nos polos. Esta me parece uma descrição mais precisa.

Concluo que o termo geoide, por sua total imprecisão já demonstrada, deveria ser esquecido e a palavra esférica fosse assumida como a que melhor caracteriza a forma da Terra e de qualquer planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário