quarta-feira, 7 de outubro de 2020

O estranho aliado do comum

Um ótimo método para entender melhor a nossa própria língua é estudando outra língua. Parece surpreendente? Mas isso é muito lógico.

Quando estudamos a gramática do português em uma aula padronizada, estamos estudando a língua portuguesa ministrada em português. Isso se chama metalinguagem, ou seja, o uso de um código [o português] para falar sobre o mesmo código. É como se fosse um filme sobre a arte do cinema ou um autorretrato de um pintor no ato de pintar.


Velásquez pintando a si mesmo enquanto pintava.

A metalinguagem pode criar confusões, como um espelho na frente de outro, produzindo uma espiral de imagens repetidas.

O mesmo fenômeno pode ocorrer ao estudar o português pelo português. Mas quando temos contato com outro idioma, além de adquirirmos novos conhecimentos culturais e linguísticos, também aprimoramos o entendimento da nossa própria língua pela simples comparação. E a comparação só pode ser feita entre coisas diferentes. 

Por isso, qualquer idioma estrangeiro que você estudar, ajudará muito na compreensão da gramática de sua própria língua nativa.

Hoje em dia na internet há  muitas opções de ótimos cursos de idiomas. Basta procurar e não será difícil achar. Escolha um idioma estrangeiro e estude-o um pouco. Tenho certeza de que, com pouco tempo de estudo, você irá compreender melhor a estrutura do português, o valor de estudar as conjugações verbais, as classes gramaticais e as principais funções sintáticas.

Somente a partir do estranho é que podemos fazer comparações que nos permitem entender o que para nós já era tão comum, que era difícil. Isto é, quando entramos em contato com um idioma estrangeiro [na Bíblia, chamavam de línguas estranhas] começamos a fazer comparações e, a partir disso, a entender melhor a nossa própria língua e cultura, além de começar a conhecer outra língua e outra cultura.

Qualquer língua estranha [i.e: idioma estrangeiro] será um aliado no estudo de sua própria língua.


P.S:

Eu estudei um pouco de espanhol e latim na minha graduação em Letras. Antes disso, estudava francês e italiano por conta própria. E antes disso, eu me dediquei bastante às aulas de inglês na escola. Tudo isso me agregou conhecimento e foi muito positivo para minha vida acadêmica. 

Atualmente estou estudando alemão à distância; por MP3, podcast, leituras e vídeos. Isso não me traz nenhum gasto financeiro significativo, mas tenho muitos ganhos culturais e linguísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário