sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Análise do VR da mensagem

 Ao analisar uma mensagem [oral, escrita, audiovisual ou não verbal] siga estes passos:


1º - Descarte fake news [Verifique fontes oficiais e sites que desvendam fake news.]

2º- Quem enuncia? [Conheça o histórico de quem enuncia: crenças, ideais e comportamento.];

3º- De onde enuncia? [Conheça a posição social de quem enuncia e o veículo onde ele publica.];

4º- Quem o patrocina? [Conheça quem patrocina o autor e o veículo onde ele publica.];

5º- Para quem enuncia? [Conheça o público-alvo de quem enuncia e do veículo onde ele publica.];

6º- Em qual contexto ele enuncia?

7º- Quais são as suas fontes?

8º- Qual linguagem foi usada e como foi usada?

9º- Qual é a mensagem?

10º - Com que objetivo [intenção] ele enuncia?


Ao seguir os 10 passos nessa ordem, se chega à pergunta final:

11º - E, portanto, qual é o Valor Real da mensagem?


O VR da mensagem pode ser:

* Tipo A [Alienação, algo contra si próprio ou contra seu grupo.].

* Tipo B [Benefício exclusivo de si próprio ou de seu grupo.].

* Tipo C [Criação imaginária, especulativa ou utópica.].

* Tipo D [Defesa de algo pertinente e universal.].


Um comentário:

  1. Magnífico. Sempre aprendo algo relevante com esse blog e, principalmente,seu mentor/escritor. 👏

    ResponderExcluir