terça-feira, 10 de outubro de 2017

Qualidades do profissional de Letras

Com base na grade curricular do curso, o estudante aplicado em sua formação deverá desenvolver, pelo menos, estas quatro qualidades que o diferem de outros profissionais.

* Não ser um leitor amador – ao fim da formação, o graduado fará parte de um grupo seleto que conhece a tradição literária da Antiguidade à Modernidade, entendendo bem as inúmeras referências e relações que existem entre os textos.

* Ser um redator/escritor/tradutor/revisor de textos preciso – saber escolher as palavras e usa-las em seu contexto preciso, na ordem precisa, no parágrafo preciso, sabendo também organizar os parágrafos de forma exata para atingir sua intenção de comunicação.

* Ser um orador/palestrante/professor adaptável a qualquer público ou situação de comunicação – dominar um repertório linguístico variável e adaptável aos vários contextos e situações de comunicação.


 * Ser um professor que entende as dificuldades de aprendizagem em cada nível da Educação e ser capaz de elaborar aulas, questões, provas e testes a fim de sanar essas dificuldades – com base em conhecimentos fonológicos, linguísticos e teorias de recepção, compreensão e interpretação de textos, adaptar os conteúdos às necessidades e situações, sabendo entender e sanar cada dúvida. 

A formação também capacita o profissional de Letras a ser crítico de artes, principalmente Literatura, Teatro e roteiros para TV e cinema (neste caso, o desenvolvimento da história, não as técnicas de captação e reprodução audiovisuais). Também crítico musical, mas neste caso focando na letra da música e em seus aspectos socioculturais; analisando, por exemplo, como as letras participam do imaginário coletivo, seu impacto, influência etc.

4 comentários:

  1. O profissional perfeito. Difícil, mas não impossível. Requer muita dedicação e preparo. Então,"bora" estudar!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Legalmente, não há exigência do diploma de Jornalismo para ser jornalista, mas há uma preferência no mercado para quem possui esse diploma.

      Excluir
    2. O profissional de Letras também pode trabalhar em jornal como revisor, colunista, consultor... Mas o mercado de trabalho em Comunicação Social é muito restrito.

      Excluir