sábado, 4 de janeiro de 2020

Níveis de Verossimilhança


Do mais verídico ao mais ficcional.

Biografia – tenta retratar a vida de uma personalidade do modo mais fiel possível. Entretanto, nenhum texto ou discurso está livre de parcialidade.

Baseado em fatos reais – é muito fiel, mas usa a criatividade literária para preencher lacunas no enredo.

A mescla de literatura e História – usa local, tempo e personagens históricos, mas o enredo não é verídico, podendo conter alguns fatos verídicos.

Literatura (no sentido estrito) – usa apenas local e tempo, ou nem isso, também pode criar outros mundos. As personagens e situações são criadas, porém, em qualquer situação, representam muito bem a vida.

Lenda – traz um pouco de ficção e aspectos sobrenaturais a uma história biográfica que tem cara de realidade se desconsiderarmos o sobrenatural.

Mito, fantasia, fantástico e maravilhoso – é o mais criativo no enredo, que é totalmente ficcional, porém, representa, simbolicamente, aspectos profundos da vida real.


Obs: sempre que se fala em gêneros literários, devemos lembrar que eles são infinitos. Podemos tentar classificar e rotular, mas enquanto fazemos isso, novos gêneros são criados. Algumas obras misturam dois ou mais gêneros, portanto, não há limites para o número de gêneros que podem existir. Ou há: o limite é a criatividade dos escritores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário