quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Debater contra a razão X narcisismo atual




















A imagem acima ilustra uma conduta comportamental muito comum em nossa sociedade atual. A personagem caricata na charge debate contra a balança, valorizando mais a sua opinião pessoal e narcisista, contra uma máquina de precisão, sem emoção, sem argumentos, apenas exata. A balança não julga ninguém pela cor de pele, peso, classe social, religião etc, apenas mede a massa corporal de forma fria e exata.

Não estou falando aqui sobre peso, dieta ou coisas do tipo. Estou usando a imagem acima apenas como alegoria para ilustrar um ponto:

De um lado, há os argumentos, provas e teorias racionais, científicas, lógicas, exatas, aceitas por uma comunidade letrada e que tem méritos mediante muito estudo, trabalho, sacrifício e esforço. E há aqueles que ouvem a razão, mesmo não entendendo a ciência, acreditam na comunidade científica, ouvem o estudioso, o especialista, porque compreendem que eles têm méritos para afirmar ou negar algo dentro de suas respectivas áreas de estudo, de pesquisa ou de experiência.

De outro lado, há aqueles que defendem o próprio umbigo, que clamam por "justiça" para si próprios ignorando o significado de Justiça, que se usam de palavras inteligentes roubadas de alguém e citadas fora de contexto para atacar um fato. Os indivíduos narcisistas, egoístas e egocêntricos tentam impor a sua própria opinião mesmo contra toda a lógica.

Há tempos existe em todo o mundo uma tentativa de diminuir e menosprezar o nerd, o CDF; e pior, ignorar o especialista, o mestre, o doutor, o filósofo e o professor, principalmente quando estes não dizem o que a sociedade quer ouvir, mas o que as pessoas precisam ouvir.

É claro, devemos ter autoestima. Mas de novo, a imagem acima não é sobre ter autoestima, é sobre discordar de algo lógico, preciso, exato e científico. Lembrando: o assunto aqui é sobre narcisismo. É sobre debater contra a lógica, baseando-se em expectativas pessoais e ignorando a razão.

São frases típicas dos narcisistas: "esse é meu direito", "essa é minha opinião", "sou assim mesmo, tem que me aceitar como eu sou".

A cura para o narcisismo e outras atitudes nocivas é a empatia. É aprender a ouvir. É aprender a ler e compreender o que é lido. Em suma: é ter Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário