quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Propaganda da Nikon

O que uma fotografia revela? Que palavras uma imagem nos diz?

"Uma imagem vale mais do que mil palavras" - é o ditado. 

Mas no vídeo a seguir, essas mil palavras se resumem em apenas uma: Uma ideia, um conceito que integra toda a riqueza de uma fotografia, de uma imagem, de um momento congelado num clique.


Para quem entende inglês, esta propaganda das câmeras Nikon é genial. 

Ela sintetiza em uma frase [I am ....] o que uma foto transmite como mensagem. E são vários exemplos nessa peça publicitária de muito bom gosto.

A primeira cena se passa no Deserto Branco [Egito]. E além das fotos de viagens, também há exemplos de fotos caseiras que registram momentos únicos na vida de qualquer um, como os primeiros passos de um bebê.

Obs: As frases aparecem dentro de um retângulo. Essa forma quadrilátera, preenchida pela cor amarela, talvez seja uma alusão à revista National Geographic, reconhecida por suas fotografias e fotógrafos premiados por seus registros de alta qualidade artística, valor histórico, humano e ecológico.

A música escolhida como trilha sonora de todo o comercial é Welcome Home, Son. A autoria é da banda Radical Face.

Assista no You Tube:




Versão brasileira:




sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Horácio - poeta do Carpe Diem

Horácio (Quintus Horatius Flaccus) nasceu em Venosa, província de Potenza, região da Basilicata, sul da península itálica, em 8 de dezembro de 65 a.C.


Era filho de um escravo liberto. 

Conviveu com Augusto, primeiro imperador romano, e com o poeta Virgílio, autor de "Eneida".

Horácio escreveu principalmente sátiras [Sermones], odes [Carminas] e epístolas. Também um tratado filosófico sobre arte.

A expressão carpe diem aparece pela primeira vez em Odes I, 11:8 quando o poeta aconselha a "menina de pensamentos ingênuos". O trecho é assim:

No original em latim:

DVM.LOQUIMVR.FVGERIT.INVIDA.AETAS
CARPE.DIEM.QVAM.MINIMVM.CREDVLA.POSTERO


Tradução: 

Enquanto falamos, foge invejoso o tempo. 
Aproveita o dia de hoje, minimamente crendo no amanhã.




Dica de leitura

Horácio: poesia completa, 2023





















Este é o livro definitivo sobre a obra de Horácio em língua portuguesa.
Edição bilíngue: latim e português, com comentários. Ano: 2023

Frederico Lourenço, autor dessa obra magnífica, é professor na famosa Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal. Além do latim, ele também é tradutor de obras em grego antigo, como a ILíada, a Odisseia e a Bíblia [Novo Testamento].



Notas

* Horácio também é o autor das expressões: "Aurea mediocritas", "In media res", "Nunc est bibendum", "juntar o útil ao agradável". As quatro ainda são usadas até hoje. As duas primeiras são conhecidas por qualquer estudante de Literatura. A terceira é usada no meio jurídico [com significado diferente do original] e a quarta é conhecida por todos em senso comum.

* Horácio foi muito influente na obra de Camões e Fernando Pessoa [Ricardo Reis], além de vários outros, é claro.

* Um trisavô meu, avô da minha avó paterna, nasceu na mesma região [Basilicata] e província [Potenza] que Horácio. E muitos séculos antes de Horácio, o filósofo Pitágoras viveu, lecionou e morreu na mesma região.

* Além de Horácio, outro grande poeta nasceu em 8 de dezembro. O vocalista da banda The Doors, o inigualável Jim Morrison.

* Apesar desses ilustres nascimentos, o 8 de dezembro sempre foi um dia triste para mim, porque é a data do assassinato de John Lennon, em Nova York. Justamente considerado um dos artistas mais influentes do século XX. Músico, poeta, ativista da paz e fundador da maior banda de todos os tempos: The Beatles.